domingo, 27 de setembro de 2009

SÃO VICENTE DE PAULO (MEMÓRIA)

Amados leitores:

Hoje, 27 de setembro de 2.009, a Igreja comemora a memória de SÃO VICENTE DE PAULO, presbítero que nasceu em 1.582 e faleceu em 1.660.

Apesar de a memória ser omitida, por coincidir com o 26º Domingo do Tempo Comum, convém relembrar o exemplo deixado por tão grande e admirado santo, cuja biografia ainda incentiva, em diferentes partes do mundo, sua devoção e, sobretudo, as iniciativas caritativas aos mais pobres.

Vejamos o comentário sobre São Vicente, transcrito do Missal Cotidiano:

Vicente, nascido perto dos Pirineus, ordenou-se padre aos 19 anos para “fazer carreira”. As provações na vida e o influxo do Card. de Béllure e de São Francisco de Sales levaram “Monsieur Vicent” a voltar-se de corpo e alma a Cristo. Foi pároco de Clichy (perto de Paris), diretor de numerosas obras na capital, onde influiu até a corte. Criou grupos de senhoras e homens (mesmo nobres) a serviço dos pobres. Assegurou assistência aos prisioneiros, às crianças abandonadas, aos miseráveis. Tentou acabar coma mendicância dos ociosos, mandando-os ao trabalho. Levou socorro às regiões desoladas pela fome e guerras.

A caridade de São Vicente dilatou-se a ponto de atingir dimensões universais. Duas obras, sobretudo, são seus títulos de glória: o Zelo pelas “missões” no meio rural, fundando para isso os Padres da Missão (Lazaristas), dedicados também à formação do clero; fundou também as Filhas da Caridade, com a colaboração de Santa Luísa de Marillac, para atender às massas proletárias. Durante sessenta anos, a França viu esse homem infatigável, dotado de grande fineza de espírito, rico de piedade simples e profunda. Foi inspirador de muitíssimas obras que surgiram depois dele. Entre estas, por iniciativa de Frederico Ozanam (1.813-1.835), as Conferências de São Vicente de Paulo, através das quais especialmente jovens se põem a visitar e socorrer os pobres a domicílio
” (cf. Missal Cotidiano, p. 1.749).

ORAÇÃO
Ó Deus, que, para socorro dos pobres e formação do clero, enriquecestes o presbítero São Vicente de Paulo com as virtudes apostólicas, fazei-nos, animados pelo mesmo espírito, amar o que ele amou e praticar o que ensinou. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

SÃO VICENTE DE PAULO, ROGAI POR NÓS!

Padre Marcos Radaelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.