domingo, 20 de setembro de 2009

SANTO ANDRÉ KIM TAEGÓN, presbítero, e PAULO CHÓNG HASANG, e seus COMPANHEIROS MÁRTIRES (memória)

Amados irmãos(as):

Hoje, 20 de setembro de 2009, a Igreja faz memória de SANTO ANDRÉ KIM TAEGÓN, presbítero, e PAULO CHÓNG HASANG, e seus COMPANHEIROS MÁRTIRES.

No entanto, por coincidir o 25º Domingos do Tempo Comum, dentro do calendário litúrgico, omite-se esta memória nas celebrações. Mesmo assim, convém recordar tão importantes e corajosas testemunhas da fé cristã e de empenho missionário:

No início do século XVII, pelo esforço de alguns leigos, penetrou pela primeira fez a fé cristã na Coréia. Uma comunidade bem firmada e fervorosa, mesmo sem pastores, foi conduzida e animada praticamente por leigos até o ano 1836, quando entraram clandestinamente na região os primeiros missionários, provenientes da França. Nas perseguições de 1839, 1846 e 1866, saíram dessa comunidade 103 santos mártires.

Entre eles sobressaem o primeiro presbítero e ardoroso pastor de almas André Kim Taegón, e o grande apóstolo leigo Paulo Chóng Hassang; os demais são, na maioria, leigos, homens e mulheres, casados ou não, velhos, jovens e crianças, que, tendo suportado os suplícios do martírio, consagraram com o precioso sangue os ricos primórdios da Igreja coreana
” (cf. Missal Cotidiano, p. 1745).

QUE OS SANTOS MÁRTIRES COREANOS ROGUEM A DEUS POR NÓS!

Padre Marcos Radaelli

Um comentário:

  1. Véra Marina de Oliveira Lesser19 de setembro de 2010 às 16:48

    Como é bom saber que pessoas do clero e leigos dedicaram suas vidas em favor do Evangelho sendo fiéis até a morte. Que os Santos Mártires coreanos roguem à Deus por nós, para que nossa fé não seja superficial e sim como a que eles depositaram fervorosamente em Deus. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!!!

    ResponderExcluir

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.