domingo, 13 de setembro de 2009

SÃO JOÃO CRISÓSTOMO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA

Caros leitores(as):

Neste dia 13 de setembro, Domingo, fazemos memória de SÃO JOÃO CRISÓSTOMO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA. Embora omitida a memória, por coincidir com o 24º Domingo do Tempo Comum, convém recordar o testemunho que este grande homem nos deixou.

Nasceu por volta do ano 350 em Antioquia. Desde criança recebeu uma sólida educação e tinha uma intensa vida de piedade, dedicando-se aos seus exercícios ascéticos. Posteriormente, recebeu a ordenação sacerdotal e teve notável reconhecimento como pregador, sobretudo pelo brilhantismo com que ensinava a fé.

Em 397 foi eleito bispo de Constantinopla. Dedicou-se ao ministério episcopal e pastoral com zelo e competência “atendendo em particular à reforma dos costumes, tanto do clero como dos fiéis” (cf. Lit. das Horas, IV, p.1257).

Neste período de episcopado, São João Crisóstomo enfrentou muitas barreiras e oposições, que da corte imperial ou de outros inimigos. Chegou a ser exilado por duas vezes. Muitas vezes perseguido, morreu em Comana (Ponto, na Ásia Menor), no dia 14 de setembro de 407. Em reconhecimento de sua fidelidade e capacidade de defender e ensinar a fé ou a doutrina católica com admirável eloqüência passou a ser chamado pelo apelativo “Crisóstomo”, que significa, “boca de ouro”.

Que o exemplo deixado à igreja por este grande bispo sirva-nos para a vida de fé, e nos torne testemunhas fiéis de Jesus Cristo mesmo em meio às tribulações.

ORAÇÃO:

Ó Deus, força dos que em vós esperam, que fizestes brilhar na vossa Igreja o bispo São João Crisóstomo por admirável eloqüência e grande coragem nas provações, dai-nos seguir os seus ensinamentos, e robustecer-nos com sua invencível fortaleza. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

SÃO JOÃO CRISÓSTOMO, ROGAI A DEUS POR NÓS!

Pe. Marcos Radaelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.