sábado, 19 de setembro de 2009

SÃO JANUÁRIO, BISPO E MÁRTIR (memória facultativa)

Caros irmãos(as):

Hoje, 19 de setembro, a Igreja celebra a memória facultativa de SÃO JANUÁRIO, bispo e mártir.

São Januário pertence ao período antigo da História da Igreja. Não se sabe exatamente a data de seu nascimento e acredita-se que ele tenha falecido por volta do ano 305.

Em Nápolis, a Igreja celebra de modo especialmente extraordinário sua memória. É grande, nesta região, a veneração a este santo antigo, a quem tomaram como padroeiro.

De acordo com a tradição, São Januário manifestou seu testemunho e fidelidade a Cristo e sua Igreja através do martírio. Ele teria sido martirizado junto com mais seis pessoas perto de Nápolis, onde é fortemente venerado.

Na mesma localidade, todos os anos, a cidade testemunha um “milagre” que se repete: o sangue do mártir São Januário se liquefaz. Isso acontece principalmente quando há grande presença de fiéis, que ali acorrem para manifestar sua devoção ou admiração pelo testemunho de vida e fidelidade cristã deixadas pelo santo.

Neste dia, peçamos que São Januário rogue a Deus por nós e por toda Igreja, sobretudo quando a missão evangelizadora requer maior empenho e audácia dos cristãos frente aos desafios que a história lhes remete.


SÃO JANUÁRIO, BISPO E MÁRTIR, ROGAI A DEUS POR NÓS!

Padre Marcos Radaelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.