segunda-feira, 21 de setembro de 2009

SÃO MATEUS APÓSTOLO E EVANGELISTA (FESTA)

Caros leitores deste blog:

Neste dia 21 de setembro, a Igreja no mundo todo celebra a memória festiva de SÃO MATEUS, apóstolo e evangelista (séc. I).

Vejamos (abaixo) o comentário do Missal Cotidiano sobre este importante santo:

Mateus é na verdade aquele conhecedor da Escritura que compreendeu tudo o que diz respeito ao Reino de Deus, e ´é como o proprietário que tira do seu tesouro coisas novas e velhas´ (Mt 13,52). Era homem de certa cultura, arrecadador de impostos (publicano) em Cafarnaum; de formação helenística, parece ter adaptado à índole do grego o seu nome, Levi, de origem hebraica (Mc 2,14; Lc5,27). É de capital importância a tarefa executada por este discípulo de Jesus na transmissão do Evangelho. Após a ressurreição foram recolhidos alguns episódios da vida do Senhor, e organizados ´discursos` (coletânea de ditos do Senhor) em torno de algumas palavras-chave. Tais elementos do ´alegre` anúncio de Cristo podiam servir aos primeiros cristãos, como ´complemento` das Leituras do Antigo Testamento que ainda ouviam nas sinagogas. Mateus, com base também nessas primeiras redações, escreveu em aramaico uma ampla síntese de ´palacras`e ´gestos` de Jesus, pondo em relevo sua ´messianidade` e a posição dos cristãos, isto é, da Igreja, em face da lei e do culto da Antiga Aliança. O Evangelho de Mateus, tal qual o possuímos agora em grego, sofreu a influência dos escritos de Marcos e Lucas, conservando, porém, sua fisionomia específica. É o Evangelho do ´Reino de Deus`, do ´cumprimento` em Cristo da Antiga Aliança. É o Evangelho das Bem-aventuranças e do Sermão da Montanha, das parábolas do Reino e do juízo universal. É o Evangelho da ´Igreja`, fundada sobre a rocha que é Pedro, e do seu mistério. A liturgia sempre o utilizou, de modo particular. Nada sabemos, além disso, de historicamente certo a respeito do apostolado de Mateus, nem das circusntâncias de sua morte ou martírio” (cf. Missal Cotidiano, p. 1746).

ORAÇÃO
Ó Deus, que na vossa inesgotável misericórdia escolhestes o publicano Mateus para torná-lo Apóstolo, dai-nos, por sua oração e exemplo, a graça de vos seguir e permanecer sempre convosco. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

SÃO MATEUS, APÓSTOLO E EVANGELISTA, ROGAI POR NÓS!

Pe. Marcos Radaelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.