quinta-feira, 10 de setembro de 2009

SÃO NICOLAU DE TOLENTINO, PRESBÍTERO

Irmãos(as) leitores:

Neste dia a Igreja faz memória de SÃO NICOLAU DE TOLENTINO, presbítero. Este santo, muito venerado na Europa e nas Américas, nasceu em Castelo de Santo Ângelo (atualmente Santo Ângelo, em Portano), no ano de 1245.

Anos depois Nicolau ingressou na Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos) e foi ordenado sacerdote em 1269, em Cíngoli. Depois disso, passou seis anos de seu sacerdócio peregrinando em várias cidades até que se instalou definitivamente em Tolentino. Seu apostolado marcou-se sobretudo por ter sido um grande confessor naquela região.

Era um homem que cultivava, em relação a seus superiores, uma obediência incondicional, e era desapegado dos bens terrenos. Muito modesto, dedicava-se à penitência consigo mesmo, privando-se de uma alimentação substanciosa e dedicando várias horas à oração, sacrificando seu períodCor do textoo de sono.

Passava grande parte do tempo ouvindo as confissões do povo, o que não o impedia de dedicar-se aos mais pobres, socorrendo, inclusive materialmente, os que tinham maior carência.

São Nilocau morreu no dia 10 de setembro de 1305, em Tolentino. Quarenta anos depois seu corpo foi exumado. Para surpresa de todos, o mesmo estava incorrupto, ou seja, sem que fossem adicionados substâncias químicas ou outras, seu corpo não sofreu processo de putrefação. Ao cortarem seus braços, deles jorraram abundante sangue. Tais membros estão depositados em custódias de prata desde o século XV e tiveram, depois disso, periódicas efusões de sangue, o que ajudou que São Nicolau fosse venerado em várias localidades da Europa e das Américas.

O processo de sua canonização concluiu-se no ano 1446, tendo já constatados 301 milagres considerados autênticos pela Igreja. Os mesmos, fizeram com que ele fosse lembrado em várias circunstâncias da vida dos fiéis, como pelos que sofrem injustiças ou são oprimidos na vida e na liberdade, como protetor da maternidade e da infância, intercessor pelas almas do purgatório, invocado para pedir uma boa morte e contra os incêndios e epidemias.

Que o exemplo deixado por este homem nos incentive a viver santamente a vida cristã, dedicando-se aos pobres, às orações e a ter sempre o coração voltado para Deus.

SÃO NILOCOLAU DE TOLENTINO, ROGAI POR NÓS!

Pe. Marcos Radaelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.