quarta-feira, 9 de setembro de 2009

SÃO PEDROO CLAVER, PRESBÍTERO (MEMÓRIA FACULTATIVA)

Irmãos e irmãs leitores:

Hoje recordamos SÃO PEDRO CLAVER, PRESBÍTERO DA IGREJA.

Pedro nasceu na Espanha, em Verdu, no ano de 1580. Passou por um processo de formação intenso na Universidade de Barcelona, onde se formou em Artes e Letras. Logo depois, sentiu-se atraído pela vida religiosa, ingressando na Companhia de Jesus (Jesuítas).

A partir de então, este grande homem fez-se solícito na ação missionária, descobrindo sua vocação para tal influenciado pelo porteiro do Colégio em Palma da Maiorca. Este era Alonso Rodriguez, que depois também foi proclamado santo pela Igreja.

Durante a chamada “Missão da Colômbia”, São Pedro Claver foi ordenado sacerdote. Trabalhou e morreu, exercendo fielmente seu apostolado entre comunidades de escravos negros. Diz sua biografia que ele se tornou, através de voto, o “escravo dos negros para sempre”, fazendo-se servo daqueles que serviam sob tão duro sistema escravista aos mais abastados de seu tempo.

Após anos de duro trabalho e já com a saúde corporal bastante debilitada, veio a falecer em Cartagena, na Colômbia, no dia 8 de setembro de 1654. Seu testemunho de vida cristã virtuosa e dedicação no apostolado ainda é lembrado nas comunidades e arredores por onde passou.

ORAÇÃO:
Ó Deus, que fizestes São Pedro escravo dos escravos e no serviço a eles o fortalecestes com uma admirável caridade e paciência, concedei-nos, por sua intercessão, procurando sempre as coisas que são de Cristo, amar o próximo pela ação e na verdade. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

SÃO PEDRO CLAVER, ROGAI A DEUS POR NÓS!

Pe. Marcos Radaelli

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.