sexta-feira, 11 de setembro de 2009

3º CONGRESSO VOCACIONAL DO BRASIL

Caros irmãos leitores(as):

A Igreja no Brasil prepara-se para realizar seu III Congresso Vocacional, evento de grande importância para o Serviço de Animação Vocacional (SAV), articulado pela Pastoral Vocacional, presente em inúmeras comunidades deste vasto país. A data prevista para sua realização é de 03 à 07 de setembro de 2010, em Itaici (Indaiatuba-SP), na Vila Kostka.

O congresso deverá ter como temaDiscípulos e missionários a serviço das vocações” e lemaIde, pois, fazer discípulos entre as nações” (Mt 28,19). Como se vê, o evento está em íntima sintonia com os documentos recentes do Magistério Eclesial e, sobretudo, com o Documento de Aparecida, texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada em 2007, no Brasil, em Aparecida-SP. Além disso, deve-se tomar para as reflexões mais diretamente o “Sínodo sobre a Palavra de Deus”, salientando sua importância para a vida e missão da Igreja.

Segundo seus assessores, o III Congresso Vocacional do Brasil pretende, dentre outros elementos: celebrar os anos de caminhada do SAV; aprofundar ou conhecer melhor a teologia das vocações no que tange à perspectiva do discipulado e da missionariedade; dar maior firmeza e consolidar a identidade do animador vocacional ou agente de pastoral vocacional dentro das comunidades e oferecer-lhes pistas para orientar o trabalho vocacional.

Outro fator de significativa importância é que o acontecimento coincide com o ANO SACERDOTAL, convocado pelo Santo Padre, Papa Bento XVI, que tem como lema “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”. Estes eventos estão em sintonia e irão colaborar mutuamente para o êxito de ambos, salientando, de acordo com a proposta do papa, a importância do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea, ambientes de sua vida, de seu serviço e de sua missão.

O Congresso Vocacional pretende oferecer às comunidades um instrumental para que incentivem a criação do Serviço de Animação Vocacional, reconhecendo sua importância para a vitalidade das mesmas. É importante que o SAV ajude cada membro da Igreja a tomar consciência de que, como assembléia de batizados, são “discípulos e missionários de Jesus Cristo” (cf. Documento de Aparecida). Depois disso, em obediência ao mandato e/ou missão confiada pelo Senhor à sua Igreja e despertados para esta condição inerente à nossa identidade cristã, assumir integralmente a fé e responder à vocação para a qual cada um é chamado por Deus mesmo. O mandato é muito claro e direto: “ir e fazer discípulos”.

Neste caminho preparatório para o congresso, que se realizará em setembro do próximo ano, incentivemos nossas comunidades a participar ativamente de tão importante evento, envolvendo-se em todas as iniciativas tomadas e, sobretudo, formando equipes de “animação vocacional” e estudando o tema e o lema propostos.

Que o Senhor Deus da vida abençoe cada agente de Pastoral Vocacional e derrame sobre todos sua bênção!

Padre Marcos Radaelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.