terça-feira, 15 de setembro de 2009

DIOCESE DE LIMEIRA CELEBRA FESTA DA PADROEIRA, NOSSA SENHORA DAS DORES, E OS DOIS ANOS DE POSSE DE SEU BISPO DIOCESANO, DOM VILSON D. DE OLIVEIRA

Caros irmãos(as):

Hoje é um dia de festa para a Diocese de Limeira. Festa por dois motivos. O primeiro é que hoje a diocese celebra sua padroeira, Nossa Senhora das Dores e, o outro motivo, é o segundo aniversário de posse de Dom Vilson Dias de Oliveira como bispo diocesano.

Nossa Senhora das Dores é padroeira não apenas da cidade de Limeira, mas de toda a diocese, composta por 16 municípios subdivididos em 5 Regiões Pastorais: Norte (Analândia, Descalvado, Pirassununga e Porto Ferreira); Centro-Norte (Araras, Leme e Santa Cruz da Conceição); Leste (Artur Nogueira, Conchal, Cosmópolis e Engenheiro Coelho); Sul (Americana e Nova Odessa) e Centro (Cordeirópolis, Iracemápolis e Limeira, sede da diocese).

Atualmente a diocese conta com 57 paróquias, 4 quase-paróquias, 70 padres diocesanos, 4 padres em uso de ordem e não encardinados, 5 padres não residentes, 17 congregações religiosas, 54 seminaristas (Propedêutico, Filosofia e Teologia).

Sua criação, pela bula pontifíca “De Superna”, de Sua Santidade o Papa Paulo VI, deu-se no dia 29 de abril de 1.976, e sua instalação aconteceu no dia 25 de junho do mesmo ano, ocasião em que também foi ordenado e empossado seu primeiro bispo diocesano, Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, CSSR (in memorian), em solene liturgia presidida pelo Exmo. e Revmo. Sr. Dom Carmine Rocco, então Núncio Apostólico do Brasil, e com a presença de vários bispos, sacerdotes, diáconos, seminaristas e grande porção de fiéis.

A proclamação de Nossa Senhora das Dores como Padroeira Titular da diocese, no entanto, aconteceu somente no dia 13 de janeiro de 1987, através do Breve Pontifício “Virginem Mariam”, de S. Santidade, o Papa João Paulo II.

Dom Tarcísio permaneceu no governo pastoral da diocese até 1984, sendo sucedido por Dom Fernando Legal (1986 – 1989), depois Dom Ercílio Turco (1990 – 2002) e Dom Augusto Zini Filho (in memorian), que permaneceu de 2003 a 2006, sendo sucedido pelo atual bispo, Dom Vilson Dias de Oliveira (2007...).

Neste dia, a comunidade diocesana se reúne para celebrar toda sua história, mas também render a Deus, pela intercessão de sua padroeira, a devida ação de graças por todos esses anos de missão evangelizadora nesta porção do povo do Senhor.

A devoção às dores de Maria foi a princípio mais popular do que litúrgica, difundida particularmente pelos Servitas e os Passionistas (cf. 17 de fevereiro e 19 de outubro). Foi o Papa Pio VII que introduziu na liturgia a celebração das dores de Maria. A participação dolorosa da Mãe do Salvador em sua obra de salvação (Lc 2,33-35) é atestada na hora da cruz por João, que a recebeu por Mãe (Jo 19,25-27). Atualmente, esta Memória se concentra melhor sobre ela e sobre o sacrifício de Cristo que ela própria oferece com ele ao Pai” (cf. Missal Cotidiano, p. 1739).

Neste dia, deverá acontecer uma solene Eucaristia, na Catedral Diocesana (centro de Limeira), presidida por Dom Vilson e concelebrada pelos padres da diocese, com a presença dos fiéis desta porção do rebanho do Senhor. A Missa está prevista para as 10h00 desta terça-feira, dia 15 de setembro.

Rezemos por nossa Igreja Diocesana, por nosso Bispo, que hoje completa dois anos de governo pastoral, por todos os sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos(as) e por todo o povo fiel, sobretudo os engajados nas diversas comunidades, pastorais, movimentos e forças vivas desta igreja.

Que a Senhora das Dores, nossa padroeira, interceda junto a seu Filho Jesus por todos. Assim seja!

Padre Marcos Radaelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.