sábado, 12 de setembro de 2009

SÃO GUIDO ANDERLECHT

Amados leitores(as):

Hoje somos convidados a fazer memória de um santo pouco conhecido no Brasil, SÃO GUIDO DE ANDERLECHT.
Cor do texto
Este homem nasceu na região belga de Brabante. Era uma pessoa mansa, generoso com todos. Conta-se que ainda bem jovem doou todos os seus bens aos pobres, pois era muito despojado dos bens terrenos.

Além disso, São Guido era atraído pela vida ascética, dedicando-se a vários exercícios de piedade. Para levar seu propósito a termo, mudou-se para Laken (perto de Bruxelas), onde se tornou sacristão, ajudando a um sacerdote da localidade. Sua intenção era ser útil ao próximo, dedicar-se à oração e às piedosas práticas da ascese Cristã.

Mais tarde, vemo-lo dedicando-se ao comércio. Isso não significa que tenha desistido de seu despojamento. O comércio foi a maneira que ele encontrou de ganhar algo para ajudar os mais pobres, a quem queria servir e socorrer em suas maiores necessidades.

Movido por grande piedade, resolveu peregrinar pela Europa, percorrendo várias e perigosas estradas por 7 anos, a fim de visitar os maiores santuários da cristandade. Depois de ir à Roma, partiu para a Terra Santa. Ao retornar, já fraco, cansado e enfermo, foi acolhido na casa de um sacerdote de Anderlecht, contando com a generosidade e hospitalidade que sempre teve com todos. Morreu pouco tempo depois.

Com os séculos, passou a ser mais conhecido e venerado em várias regiões da Europa. Seu exemplo é invocado para incentivar a acolhida dos trabalhadores da lavoura, dos camponeses, sacristãos e cocheiros. Também é considerado protetor dos estábulos e de animais, como cavalos.

Que o testemunho de São Guido Anderlecht nos motive a viver na simplicidade o ideal cristão, dedicando-nos à oração e ao serviço aos que mais necessitam.

SÃO GUIDO ANDERLECHT, ROGAI A DEUS POR NÓS!

Pe. Marcos Radaelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.