quarta-feira, 30 de setembro de 2009

SÃO JERÔNIMO, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA

Irmãos(as):

Hoje, 30 de setembro de 2.009, a Igreja faz memória de um santo muito importante, cujo testemunho de amor à Palavra de Deus ainda é para os cristãos da atualidade válido e incentivador para um contato mais profundo e frutuoso com a mesma. Trata-se de SÃO JERÔNIMO, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA.

De acordo com a tradição, Jerônimo nasceu em Estridão (Daumácia). Não há certeza quanto à data de seu nascimento, que deve ter ocorrido por volta de 340. No entanto, foi em Roma que ele encontrou as bases para sua formação e maior contato com o cristianismo, recebendo nesta cidade o sacramento do Batismo.

Seu espírito cristão buscava viver a fé de forma mais intensa, o que o levou a adotar formas de ascese ou exercícios espirituais intensos. Seu envolvimento chegou a tanto que, indo ao Oriente, foi ordenado presbítero (padre). Passado este tempo no Oriente, regressou à Roma e assumiu a função de secretário pessoal do Papa Damaso.

Ainda neste período de estadia em Roma, Jerônimo iniciou o minucioso trabalho de revisão das traduções latinas da Bíblia (ou Sagrada Escritura). Além disso, foi um grande promotor da vida monástica.

Num período posterior, vemo-lo residindo em Belém. Nesta região, o santo presbítero não deixou de envolver-se ativamente com os problema ou necessidades da Igreja.

Jerônimo, como escritor, deixou numerosas obras, sobretudo ricos comentários à Sagrada Escritura, para a qual tinha um interesse notório. Ele tinha plena consciência do valor da Palavra de Deus para a vida cristã, seja em suas traduções fiéis, o que facilita às culturas um maior contato com a mesma, seja para os exercícios ascéticos, que eram constantes na vida do santo.

São Jerônimo, acredita-se, morreu por volta do ano 420, na cidade de Belém.

Neste dia, peçamos que São Jerônimo interceda por nós todos e por nossas comunidades, e nos ajude, com seu testemunho, a buscar sempre mais a Palavra de Deus e guardá-la no coração.

ORAÇÃO
Ó Deus, que destes ao presbítero São Jerônimo profundo amor pela Sagrada Escritura, concedei ao vosso povo alimentar-se cada vez mais da vossa palavra e nela encontrar a fonte da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

SÃO JERÔNIMO, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA, ROGAI POR NÓS!

Padre Marcos Radaelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.