sábado, 26 de setembro de 2009

SÃO COSME E SÃO DAMIÃO, MÁRTIRES (memória facultativa)

Caros leitores:

Neste dia 26 de setembro, a Igreja celebra a memória facultativa de SÃO COSME e SÃO DAMIÃO, ambos mártires do século III, início do século IV.

Estes santos são bastante populares em várias localidades, seja no Ocidente ou no Oriente. Não se sabe muito bem a data exata em que foram martirizados. Acredita-se que tenham sido médicos, ainda no período antigo da história da Igreja.

O reconhecimento destes santos aconteceu posteriormente, após a morte de ambos, sobretudo pela numerosa quantidade de curas atribuídas à intercessão destes mártires e verificadas sobre o túmulo de ambos.

Em Roma existe uma igreja a eles dedicada por Félix IV (525-530). Tal dedicação teria ocorrido num dia 26 de setembro, daí a data escolhida para a memória destes santos mártires antigos da Igreja.

ORAÇÃO
Ó Deus, a comemoração dos mártires Cosme e Damião proclame a vossa grandeza, pois na vossa admirável providência lhes destes a glória eterna e os fizestes nossos protetores. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

SANTOS COSME E DAMIÃO, ROGAI POR NÓS!

Padre Marcos Radaelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.