quarta-feira, 16 de setembro de 2009

SÃO CORNÉLIO, PAPA, E SÃO CIPRIANO, BISPO: MÁRTIRES

Irmãos e irmãs:

Neste dia 16 de setembro fazemos memória de dois grandes santos da Igreja: o Papa São Cornélio e o Bispo São Cipriano, ambos testemunhas fiéis de Cristo até o fim. Vejamos brevemente um pouco da história desses cristãos exemplares, que foram martirizados por viver autenticamente a fé:

Cornélio foi ordenado bispo da Igreja de Roma, no ano 251. teve de combater o cisma dos Novacianos e, com a ajuda de São Cipriano, conseguiu consolidar a sua autoridade. Foi desterrado pelo imperador Galo e morreu no exílio, perto de Civitavecchia, no ano de 253. o seu corpo foi trasladado para Roma e sepultado no cemitério de Calisto” (cf. Lit. das Horas, IV, p.1286).

Cipriano nasceu em Cartago cerca do ano 210, de uma família pagã. Tendo-se convertido à fé e, ordenado sacerdote, foi eleito bispo daquela cidade n o ano 249. Em tempos muitos difíceis, governou sabiamente, com suas obras e escritos, a Igreja que lhe foi confiada. Na perseguição de Valeriano, sofreu primeiramente o exílio, e depois o martírio no dia 14 de setembro do ano 258” (cf. Lit. das Horas, IV, p.1286).

Queridos leitores, neste dia, diante do testemunho de fidelidade à Cristo e à sua Igreja que nos deixaram estas duas figuras importante do cristianismo antigo, rezemos por todos os nossos pastores para que, incentivados por tão grandes exemplos, governem com sabedoria o rebanho do Senhor.

ORAÇÃO:
Ó Deus, que em são Cornélio e em São Cipriano destes ai vosso povo pastores dedicados e mártires invencíveis, fortificai, por suas preces, nossa fé e coragem, para que possamos trabalhar incansavelmente pela unidade da Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

São Cornélio e São Cipriano, rogai a Deus por nós!

Pe. Marcos Radaelli

Um comentário:

  1. Lendo a liturgia diária, em setembro, vi que era dia de são Cipriano. fiquei curiosa pois sempre vi falar do livro de magia negra. então fui perguntar para o padre da minha paróquia, então ele me falou um pouco da história dele. E me mandou ver na internet. Fico feliz de poder conhecer as histórias d mártires da Igreja. um grande abraço Vania Colen. Itapecerica da Serra. SP

    ResponderExcluir

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.