quarta-feira, 14 de outubro de 2009

SÃO CALISTO I - PAPA E MÁRTIR DA IGREJA (memória facultativa)

Caros leitores:

Neste dia 14 de outubro, a Igreja celebra a memória facultativa de SÃO CALISTO I, papa e mártir.

A data de seu nascimento é desconhecida, mas sabe-se que ele morreu por volta de 222 d.C. Também se desconhece muito dados de sua história. Acredita-se que ele tenha vivido anos como escravo na região de Sardenha, e isso por alguma penalidade que lhe fora imposta. No entanto, contando com a caridade e coragem dos cristãos ainda da Igreja em seu período antigo.

Tempos depois, o Papa Zeferino elegeu para a função de diácono. Não muito tempo depois, foi eleito papa, assumindo a responsabilidade de governar toda a Igreja.

Calisto I foi papa ainda no período em que muitos cristãos eram mortos por causa da perseguição investida pelo Império Romano. Uma de suas atitudes foi organizar os cemitérios cristãos, até mesmo para dar uma digna sepultura e preservar a memória dos mártires.

Também no campo doutrinal ele precisou intervir, sobretudo nas heresias contra o mistério da Santíssima Trindade. Ainda estavam no período em que a doutrina cristã católica ia aos poucos tomando forma ou sistematização.

Quanto as questões morais, Calisto preferiu um caminho mais de compreensão que de punição e imposição de penas. Ele teria declarado que todos os pecados poderiam ser perdoados, até mesmo o pecado da apostasia. No entanto, cabia à Igreja perdoar, cumprindo o que o Senhor mesmo ordenou, desde que o pecador manifestasse verdadeiro arrependimento. Ainda no campo da moral, ele afirmou que as diferenças sociais não eram impedimento para a celebração válida do matrimônio cristão, mesmo que o matrimônio civil o fosse.

Muitos, inclusive dentro da Igreja, não tinham empatia com o pensamento do Papa Calisto I, chamando-o até de antipapa. Mesmo assim ele permaneceu fiel e intrépido à sua missão. É venerado na Igreja como mártir, unido a tantos cristãos que derramaram seu sangue pelo Evangelho e cuja memória ele mesmo sempre venerou.

ORAÇÃO
Ouvi, ó Deus, com bondade, as preces do vosso povo e dai-nos o auxílio do Papa São Calisto, cujo martírio hoje celebramos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

SÃO CALISTO, PAPA E MÁRTIR, ROGAI POR NÓS

Padre Marcos Radaelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.