segunda-feira, 12 de outubro de 2009

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA - PADROEIRA DO BRASIL

Caros leitores:

Hoje é dia 12 de outubro, um dia muito querido pelo povo católico do Brasil: celebramos solenemente a Padroeira do país, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, cuja devoção se faz presente de norte a sul desta terra de proporções continentais, em todas as camadas sociais e inúmeras famílias.

Toda esta história, digamos, já integrada na história do Brasil, iniciou-se em 1.717, período em que o país vivia ainda sob a chaga da escravatura, tempo em que os africanos ou afro-descendentes negros para cá eram trazidos e submetidos a trabalhos duros impostos por seus senhores donos das fazendas.

Em meados do mês de outubro do ano de 1717, três simples pescadores foram pescar nas margens do Rio Paraíba. Seus nomes eram: Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves. Eis que, ao lançarem as redes na água para a pesca, encontraram ali uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. O fato aconteceu nos arredores do lugar denominado “Porto do Itaguassu”, onde hoje existe a cidade de Aparecida do Norte – SP. Um dos pescadores, vendo que se tratava de uma imagem que retratava a Mãe de Jesus, levou-a consigo para sua residência, onde ela permaneceu por 15 anos, ou seja, até 1.732. Este homem era o pescador Filipe que, depois desse tempo com a imagem, entregou-a a seu filho Atanásio. Como eram de família católica e devotos de Maria, resolveram edificar um pequeno oratório para guardar a pequenina imagem, que ai permaneceu por onze anos.

Neste tempo, já começava, de modo bem discreto, a crescer a devoção à Nossa Senhora naquela região. O povo simples que ali residia reunia-se, normalmente aos sábados, para rezar a oração do terço.

Mas algo inesperado começou a acontecer, diante da fé e da devoção daquele povo. Começaram a acontecer alguns milagres em torno da pequena imagem. Quanto mais eles ocorriam, mais os fatos eram divulgados e muitas pessoas acorriam ao local. Não demorou para que a chamassem de NOSSA SENHORA APARECIDA, título até hoje conservado no coração do povo devoto.

Com a afluência de devotos, foi necessária a construção da primeira capela a ela dedicada. Sua inauguração aconteceu no dia 26 de julho de 1.745. Tempos depois, no entanto, até mesmo esta pequena capela tornou-se insuficiente para abrigar satisfatoriamente os fiéis. Quase um século depois, povo da redondeza resolveu, em meados de 1.842, construir um novo templo. Este, bem maior, demorou para ter suas obras concluídas. Foram 42 anos de muito trabalho para, aos poucos, edificar uma igreja que fosse digna de acolher a pequenina imagem da Mãe do Senhor e abrigar em suas dependências os fiéis que já vinham em maior quantidade e de locais mais distantes. A solene inauguração da Igreja aconteceu no dia 8 de dezembro de 1.888, pouquíssimo tempo depois da assinatura da “Lei Áurea”, que libertou todos os escravos do país, mas não garantiu, ainda até hoje, a devida dignidade aos afro-descendentes.

Alguns anos depois, em 1.893, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, então bispo diocesano de São Paulo, tomou a iniciativa de elevar à qualidade e dignidade de “Episcopal Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida” aquele templo há pouco inaugurado pelo povo da redondeza. Com todos esses eventos, a devoção ia crescendo ainda mais, até chegar àquilo que em nossos dias toda a nação testemunha: centenas de milhares de fiéis devotos acorrem à Aparecida.

Mas os fatos não aparam por ai. O Papa São Pio X ordenou que a pequena imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida fosse solenemente coroada. A cerimônia de coroação aconteceu no dia 8 de setembro de 1.904, data em que hoje a Igreja no mundo todo celebra a Natividade de Nossa Senhora. Passados quatro anos, foi concedida ao santuário, durante solene celebração no dia 29 de abril de 1.908, o título de Basílica Menor.

Neste período, a devoção à Nossa Senhora Aparecida já se tornara conhecida em praticamente todo o território nacional. Mas sua proclamação como Padroeira do Brasil aconteceu sob declaração do Papa Pio XI aos 16 de julho de 1.930. De acordo com documentos da época, o objetivo era facilitar aos fiéis obterem bens espirituais e aumentar ainda mais o culto à Nossa Senhora.

Durante a década de 60 do século XX, o Papa Paulo VI ofereceu uma “Rosa de Ouro” à Igreja Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Já haviam sido iniciadas as obras da atual Basílica Nacional (ainda não concluídas) a Ela dedicada.

No dia 4 de julho de 1.980, durante visita ao Brasil, o Papa João Paulo II dedicou solenemente o novo templo. Recentemente, em 2.007, durante os eventos de inauguração da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, a igreja nova recebeu a visita de S. Santidade, o Papa Bento XVI, que repetiu o gesto de oferecer à Nossa Senhora a “Rosa de Ouro”.

Todas os dias, mas sobretudo aos sábados e domingos, grande multidão de fiéis marcam presença neste que é um dos maiores Santuários Marianos do mundo. São pessoas oriundas de muitos lugares, gente rica ou pobre, trabalhadores, desempregados, idosos, jovens, crianças, e muitos outros que para lá se dirigem, quer para suplicar ao Senhor Jesus por intermédio de sua Mãe, quer para agradecer as muitas graças que obtiveram pela intercessão da Senhora Aparecida.

Neste dia tão esperado e celebrado em todo o país, elevemos também nós uma fervorosa prece a Nossa Senhora, invocada com o título de Aparecida, por todo o povo Brasileiro, pela Igreja aqui presente, para que a intercessão eficaz da Mãe seja o socorro para todos os que carregam em seus corações suas intenções, pedidos, projetos, desafios e esperanças.

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, ROGAI POR NÓS!

Padre Marcos Radaelli


ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA
DA CONCEIÇÃO APARECIDA:
Ó Maria Santíssima, que em vossa querida imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil, eu, cheio (a) do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado (a) a vossos pés consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis. Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague vossa devoção. Consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas. Acolhei-me debaixo de vossa proteção. Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte.Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda a eternidade.”Assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.