sábado, 10 de outubro de 2009

CAMPANHA MISSIONÁRIA 2009 - COLETA DO DIA MUNDIAL DAS MISSÕES

Caros leitores:

Estamos em outubro, o MÊS MISSIONÁRIO. Trata-se de um tempo importante proposto pela Igreja para que os cristãos tomem consciência de que são missionários. Todos participam da missão que o próprio Senhor Jesus Cristo confiou à sua Igreja uma vez que esta é o Corpo Místico de Cristo, do qual são membros os batizados. Somos uma Igreja Missionária e não dá pra pensar sua existência sem a missão.

Neste Mês das Missões, a Campanha Missionária, proposta pela Igreja através das Pontifícias Obras Missionárias (POM), vem lembrar os cristãos de que precisamos renovar o entusiasmo em anunciar a Boa Nova (Evangelho) a todas as gentes, em todos os lugares, em todos os tempos. Para isso somos enviados: anunciar a Boa Nova, sobretudo indo ao encontro das realidades humanas e estruturais carentes de valores que só o Evangelho pode oferecer.

A missão, quando bem conduzida e fiel ao que o Senhor mandou, leva uma mensagem transformadora das realidades que precisam ser evangelizadas. O Evangelho é uma palavra que atinge integralmente o ser humano. Não se trata, este anúncio, de um mero discurso desprovido de uma prática engajada na transformação das diferentes situações existenciais humanas que não correspondem à sua dignidade de filhos e filhas de Deus. Recentemente o Santo Padre, Papa Bento XVI, afirmou em sua Carta Encíclica CARITAS IN VERITATE (A caridade na verdade) que “o testemunho da caridade de Cristo através de obras de justiça, paz e desenvolvimento faz parte da evangelização, pois a Jesus Cristo, que nos ama, interessa o homem inteiro”. Aderir e/ou anunciar o Evangelho significa recolocar-se no mundo de um jeito diferente. É reorientar as palavras, as ações, o curso de sua própria história, para que seja mais fiel ao plano de Deus e à obra da salvação: caminhamos para o Reino, que Jesus, o missionário do Pai, anunciou.

De modo específico, neste ano a Campanha Missionária convida os cristãos a contemplarem quatro realidades emergentes e urgentes de uma atitude eficaz e evangélica. Junto a estas realidades precisamos ser “Boa Notícia”: as guerras, as crianças, as migrações e a ecologia.

Para ajudar as comunidades a refletirem estas realidades em vista de um gesto concreto de caridade, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) oferecem diversos subsídios para reflexões, celebrações e outras atitudes de conscientização. Maiores informações sobre os mesmos podem ser encontradas no site
www.pom.org.br. Vale lembrar que esta instituição católica está em plena comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Além dos subsídios, a campanha tem um outro momento de grande importância: a COLETA DO DIA MUNDIAL DAS MISSÕES. É fundamental que tomemos consciência de que a Igreja, através de seus missionários, para ir ao encontro das realidades emergentes supra citadas necessita de auxílio financeiro. Esta coleta deverá ser feita nos dias 17 e 18 de outubro (próximo sábado e domingo), em todas as comunidades e instituições católicas. O valor arrecadado deverá ser integralmente enviado em prol da Missão Universal. A este respeito, exortam as Pontifícias Obras Missionárias que “a ninguém é lícito dar destinação particular a este fundo, por mais importante que julgue o fim”.

Por isso, caros leitores, procuremos estar presentes em nossas comunidades no dia da coleta e generosamente contribuir para esta obra tão importante, da qual também participamos. Nossa contribuição certamente ira fazer a Boa Nova chegar mais longe e eficazmente através de tantos missionários e missionárias que já doaram suas próprias vidas pela causa do Reino. Não faltemos com este compromisso. Não sejamos omissos em nossa responsabilidade na missão que o próprio Senhor nos confiou. Não digamos NÃO a Cristo.

Que o Senhor derrame sobre todos vós a sua bênção e a todos conserve fiéis ao Cristo na missão!

Padre Marcos Radaelli


ORAÇÃO MISSIONÁRIA 2009
Deus,Pai de toda a humanidade:Ouvi o clamorDos Vossos filhos.Enviai-nosAonde nada mais existe,Senão a dor e a incerteza.Dai-nos as mãos de MartaE o coração de Maria,Para que sejamosBoa-Notícia para os povos.Maria, Mãe da Igreja,Intercedei por nós!Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.