quinta-feira, 15 de outubro de 2009

SANTA TERESA DE JESUS - VIRGEM E DOUTORA DA IGREJA

Irmãos e irmãs:

Hoje, 15 de outubro, celebramos a memória de uma grande mulher: SANTA TERESA DE JESUS, virgem e doutora da igreja.

Santa Teresa é de origem espanhola, precisamente de Ávila. Em muitos lugares é também chamada de Santa Teresa D´Ávila. Não se sabe exatamente o dia de seu nascimento, porém teria nascido em 1515.

Sentindo-se atraída pelo ideal da vida religiosa, ingressou na Ordem das Carmelitas. Grande era sua piedade e sólida sua espiritualidade. É notável como ela decidiu-se e fez significativos progressos na busca da perfeição cristã. Tamanha era sua entrega a Deus, que ela recebeu revelações místicas.

Santa Teresa de Jesus teve um papel fundamental na reforma de sua Ordem religiosa, o que lhe rendeu muitas tribulações. Mas nem por isso desistiu e enfrentou todas as barreiras ou dificuldades com surpreendente coragem, revelando-se uma mulher forte e fiel a seus propósitos.

Ela deixou algumas obras, cujo conteúdo expõe uma profunda doutrina o que, acredita-se, só foi possível em virtude das revelações e experiências místicas da santa. Seus escritos até hoje são procurados, lidos, estudados não só pelos que fazem parte de sua Ordem religiosa, mas por muitos cristãos que procuram um encontro ou experiência mística com Deus.

Esta grande santa da Igreja terminou sua peregrinação neste mundo no ano 1.582, em Alba de Tormes, na Salamanca.

Neste dia, oremos por todas as ordens religiosas que seguem a espiritualidade carmelita, seja nas comunidades masculinas ou femininas. É numeroso o grupo daqueles e daquelas que, abraçando este ideal de vida cristã, procuram, a exemplo de Santa Teresa, viver fiel e profundamente a fé e a comunhão mística com Deus.

ORAÇÃO
Ó deus, que pelo Espírito Santo fizestes surgir Santa Teresa para recordar à Igreja o caminho da perfeição, dai-nos encontrar sempre alimento em sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

SANTA TERESA DE JESUS, ROGAI POR NÓS!

Padre Marcos Radaelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.