sexta-feira, 23 de outubro de 2009

DIOCESE DE CATANDUVA TEM NOVO BISPO

Caros leitores:

Na última quarta-feira, o Santo Padre, Papa Bento XVI aceitou o pedido de renúncia por idade apresentado pelo bispo diocesano de Catanduva-SP, Dom Antônio Celso Queirós, e nomeou seu sucessor, Mons. Otacíliio Luziano da Silva.

Confira, na íntegra, a notícia publicada no SITE da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB):

"O papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 21, como novo bispo da diocese de Catanduva (SP), o padre Otacílio Luziano da Silva. Ele sucederá a dom Antônio Celso Queirós, que apresentou seu pedido de renúncia por idade, conforme o cânon 401 §1º do Código de Direito Canônico.
O novo bispo completará 55 anos no próximo dia 31. Nascido em Maracaí (SP), padre Otacílio foi ordenado presbítero no dia 6 de dezembro de 1987 na diocese de Assis (SP). Atualmente é reitor do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, curso de filosofia, da diocese de Marília.
Formado em parapsicologia latu sensu pelo Centro Latino-americano de Parapsicologia, em São Paulo, padre Otacílio foi pároco nas paróquias de São José, em Florínea; Santo André, em Tarumã; Nossa Senhora da Boa Esperança, em Lutécia; Nossa Senhora do Carmo, em Oscar Bressane; São Sebastião, em Palmital. Além disso, exerceu o cargo de reitor do Seminário Menor São José, em Assis; vigário geral da diocese de Assis. Foi membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores da diocese de Assis.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da assessoria de imprensa, saúda o novo bispo, desejando-lhe êxito na nova missão, e agradece o trabalho e a dedicação de dom Celso Antônio Queirós o frutuoso trabalho de nove anos à frente da diocese de Catanduva.
Dom Celso tem uma história de grandes serviços à Igreja no Brasil. Ordenado bispo auxiliar de São Paulo em 1975, foi transferido para Catanduva, em 2000, tornando-se seu primeiro bispo. Foi secretário geral da CNBB por dois mandatos (1987-1994) e também vice-presidente (2003-2007). Além disso, foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral, linha 1 da CNBB; Delegado da CNBB junto ao CELAM (1995-1998); Delegado à Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembléia da CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997). Atualmente é o bispo responsável pelo Setor Leigos na Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB
". (cf. http://www.cnbb.org.br/)

Rezemos por Dom Celso, que encerra seu governo pastoral na Diocese de Catanduva, a fim de que permaneça firme no serviço à Igreja. Peçamos também pelo Mons. Otacílio, que será ordenado novo bispo diocesano, para que seja sempre fiel em sua nova missão e, no meio de seu povo, seja verdadeira presenã do Cristo Bom Pastor.

Padre Marcos Radaelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.