segunda-feira, 5 de outubro de 2009

SÃO BENEDITO (memória facultativa)

Caros leitores:

Neste dia 05 de outubro a Igreja faz memória de um grande santo: BENEDITO.

Em muitas regiões ele é chamado de “Mouro”. Já no Brasil como “o Negro”. Nascido na região da Sicília, este santo homem teve uma origem muito humilde. Era filho de escravos oriundos da Etiópia. Tendo-se instalado em San Fratello.

Desejoso de levar uma vida cristã autêntica e radical, Benedito vendeu seus bens para tornar-se eremita franciscano, transferindo-se para a região de Palermo.

Tempos depois, o Papa Pio VI determinou que todos os seguidores da Regra de São Francisco vivessem em conventos franciscanos. Sempre muito obediente a seus superiores, o santo deixou o eremitério.

Dentro do convento, no entanto, Benedito não abandonou seu ideal de vida cristã. Aliás, é neste período que mais tomam destaque seu comportamento exemplar. Cumpria com grande humildade seus trabalhos, sobretudo os domésticos. Apesar de não ter recebido o sacramento da ordem (não era sacerdote), foi eleito para assumir a função de Superior. Cumpriu com humildade sua tarefa. Tempos depois, ele voltou a assumir tarefas domésticas, sobretudo na cozinha do convento.

São Benedito morreu em 1.589. Seu jeito de ser e viver o ideal cristão no amor, na obediência e no serviço logo se tornou notável. Seu culto espalho-se rapidamente por várias regiões além da Itálica, como Espanha, México, Brasil, Portugal e outros. Foi canonizado, posteriormente, pelo Papa Pio VIII.

ORAÇÃO
Ó Deus, que em São Benedito, o Negro, manifestais as vossas maravilhas, chamando à vossa Igreja homens de todos os povos, raças e nações, concedei, por sua intercessão, que todos, feitos vossos filhos e filhas pelo batismo, convivam como verdadeiros irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

SÃO BENEDITO, ROGAI POR NÓS!

Padre Marcos Radaelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.