terça-feira, 13 de outubro de 2009

A AJUDA À IGREJA QUE SOFRE RECEBERÁ VISITA DA SANTA SÉ

Caros leitores:

Segundo informações, a AJUDA À IGREJA QUE SOFRE (AIS), solicitou uma visita da Santa Sé, que deverá acontecer a partir de dezembro próximo.

A visita será feita por um representante da Congregação para o Clero, que deverá ser Dom Manfred Crothe, originário da Alemanha e bispo auxiliar da Diocese de Paderborn.

A Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) é uma associação internacional pública de direito pontifício que tem por meta arrecadar fundos para auxiliar cristãos católicos no mundo inteiro, sobretudo os que passam por mais dificuldades, uma vez que inseridos em realidades marcadas pela miséria e pela fome. Atualmente, a AIS possui 17 secretarias em vários países.

O objetivo da visita é um pedido de ajuda remedido pela própria AIS à Santa Sé no que diz respeito a seus aspectos institucionais, conformando-os com o Código de Direito Canônico. Para os seus dirigentes, a solução de tais questões é muito importante para o bom desenvolvimento de suas ações futuras, sempre correspondendo também às linhas espirituais idealizadas por seu fundador, o Padre Werenfried van Straaten, falecido em 2.003.

O estatuto em vigor foi aprovado pela Santa Sé em 1.989, ainda durante do pontificado do Papa João Paulo II. Atualmente, a instituição tem como presidente o Padre Joaquim Alliende que deverá também trabalhar na revisão da redação estatutária.

Para os envolvidos e sobretudo para a Santa Sé, a visita é uma grande oportunidade de rever e reafirmar a função e os objetivos da associação, em conformidade com os o Código de Direito Canônico, mas também de adaptar sua ação às mudanças sociais e culturais ocorridas desde a sua fundação.

Peçamos ao Senhor por esta importante obra realizada por todos os que pertencem à AIS, a fim de que, discernindo com sabedoria e à luz do Espírito Santo seu próximos passos, perseverem no exercício da solícita caridade aos católicos que sofrem muitas privações, sobretudo materiais, e nos incentive a também ser generosos no auxílio a todos que precisam.

Padre Marcos Radaelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.