terça-feira, 24 de novembro de 2009

SANTO ANDRÉ DUNG-LAC (presbítero) E SEUS COMPANHEIROS MÁRTIRES

Caros leitores:

Neste dia 24 de novembro, a Igreja recorda o testemunho dado por SANTO ANDRÉ DUNG-LAC, presbíteros, E SEUS COMPANHEIROS MÁRTIRES.

Vejamos um pouco da vida desses mártires corajosos, que foram fiéis ao Evangelho até o fim:

No extremo oriente da Ásia, nas regiões do Vietnã de hoje, o Evangelho já vinha sendo anunciado desde o século XVI. Entre os evangelizadores são contados os Frades da Ordem de São Domingos, naturais da Espanha e membros da Sociedade das Missões Estrangeiras de Paria, que obtiveram abundantes frutos. Contudo, no séculos XVII, XVIII e XIX, mais precisamente de 1.625 a 1.886, excetuados breves períodos de paz, os governantes dessas regiões tudo fizeram para despertar o ódio contra a religião cristã e os discípulos de Cristo. Quanto mais perseguidos, maior o fervor cristão, tendo como resultado um elevadíssimo número de mártires. O Papa João Paulo II, no dia 29 de junho de 1.988, inscreveu 117 deles no rol dos santos mártires. Entre eles, contam-se 11 missionários dominicanos espanhóis, 10 franceses e 96 mártires vietnamitas. Oito são bispos, 50 sacerdotes e 59 leigos de diversas idades e condições sociais, na maioria pais e mães de família e, alguns, catequistas, seminaristas ou militares.” (cf. Missal Cotidiano. 1815)

ORAÇÃO
Ó Deus, fonte e origem de toda paternidade, que destes aos santos mártires André e seus companheiros serem fiéis à cruz do vosso Filho até a efusão do sangue, concedei, por sua intercessão, que propagando o vosso amor entre os irmãos, possamos ser chamados vossos filhos e filhas e realmente o sejamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

SANTOS MÁRTIRES VIETNAMITAS, ROGAI POR NÓS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.