segunda-feira, 9 de novembro de 2009

DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO - festa



Caros leitores:

Neste dia a Igreja no mundo inteiro celebra a festividade da DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO.

Esta festividade encontra suas origens em uma tradição do período medieval da História da Igreja, precisamente ao século XII. Desde esta época, celebra-se no dia 09 de novembro a dedicação da Basílica do Latrão, que foi construída por ordem do imperador Constantino.

Mas em seus inícios, esta era uma festa celebrada apenas na cidade de Roma. Com o passar do tempo, estendeu-se à toda Igreja de Rito Romano até ser incorporada no calendário das celebrações litúrgicas. O objetivo de ampliar esta celebração era prestar a devida honra àquele templo que se tornou a “mãe e cabeça de todas as igrejas da Urbe e do Orbe”, ou seja, da cidade (Roma) e de todo o planeta.

A razão da importância dada historicamente a este templo consiste no fato de que ela tornou-se sinal de amor e de unidade para com a Cátedra de Pedro. Ali está sua “cadeira”, de onde preside a Igreja e a incentiva à caridade.

Neste dia, caros leitores, em que celebramos a Dedicação da Basílica do Latrão, elevemos uma prece fervorosa, pedindo ao Senhor que nos ajude a sempre trabalhar e zelar pela unidade de toda a Igreja Católica Apostólica Romana, a fim de que seja sempre sinal de salvação num mundo tão carente de amor e fraternidade.

Que o Senhor Deus da vida derrame sobre todos vós as suas bênçãos!

Padre Marcos Radaelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.