domingo, 29 de novembro de 2009

COMEÇA HOJE O TEMPO DO ADVENTO

Caros leitores deste blog:

Neste dia 29 de novembro de 2.009, a Igreja no mundo inteiro inicia o TEMPO DO ADVENTO e abre mais um ano litúrgico (ano C) sobretudo para as leituras dominicais.


Seguem algumas orientações sobre o Tempo do Advento segundo o Diretório da Liturgia e da organização da Igreja no Brasil:


O tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa” (NALC 39)

ANOTAÇÕES

1. O órgão e os outros instrumentos musicais devem usar-se, e o altar orna-se com flores, com aquela moderação que convém ao caráter próprio deste tempo, de modo a não antecipar a plena alegria do Natal do Senhor. No Domingo Gaudete (3º do Advento), pode-se usar paramentos cor-de-rosa (CB, n. 236).


2. Na celebração do matrimônio, seja dentro ou fora da Missa, dá-se sempre a bênção nupcial; mas admoestem-se os esposos a se absterem de pompa demasiada.


3. Até o dia 16, inclusive, não se permitem as Missas para diversas circunstâncias, votivas ou cotidianas pelos defuntos, a não ser que a utilidade pastoral a exija (IGMR, n. 333). Mas podem ser celebradas as Missas das memórias que ocorrem, ou dos Santos inscritos no Martirológico nos respectivos dias (IGMR, n. 316b).

4. A partir do Primeiro Domingo do Advento tomam-se as leituras dominicais do ano C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.