segunda-feira, 30 de novembro de 2009

SANTO ANDRÉ APÓSTOLO - FESTA

Caros leitores(as):

Neste dia 30 de novembro a Igreja celebra a memória de SANTO ANDRÉ APÓSTOLO.

Seu nome deriva do grego Andréas, que significa viril. Sua imagem é de um homem entusiasmado na fé, disposto a tudo fazer para cumprir sua missão e aberto aos desafios que surgem pelo caminho.

De acordo com o testemunho evangélico, ele era filho de Jonas de Betsaida e irmão mais novo do Apóstolo São Pedro (Mt 16,17).

Assim como o próprio Jesus, André foi discípulo de São João Batista, tempo em que teria conhecido o Apóstolo São João. Com este, seguira primeiramente a Jesus e, depois, teria levado ao mestre seu próprio irmão, Pedro.

Não há registros de muitas intervenções de Santo André junto ao grupo dos Apóstolos, porém as poucas existentes são muito significativas. Foi ele que, por exemplo, teria dito a Jesus, diante da multidão faminta, que ali havia um menino com cinco pães e dois peixes (Jo 6,9). Também teria sido ele a fazer uma pergunta a Jesus, que resultara no sermão escatológico, presente em Marcos 13,3-37.


Mas um dos aspectos que chama mais a atenção no santo é sua preocupação e abertura para a questão das missões. Ele, junto a Filipe e obedecendo as formalidades judaicas ainda muito presentes sem seu tempo, teria dado testemunho das disposições dos pagãos que queriam aproximar-se de Jesus e tornarem-se discípulos (Jo 12,20-22). Isso revela seu espírito aberto e reconhecido ardor missionário, o que no fundo aponta para sua compreensão da universalidade da salvação que Jesus veio trazer.

De acordo com algumas tradições, Santo André teria posteriormente desenvolvido seu ministério apostólico em regiões da Grécia e da Ásia Menor. O apóstolo e missionário teria morrido em Patras, sofrido martírio e colocado numa cruz em forma de “X”.

Atualmente suas relíquias encontram-se com a Igreja Oriental desde que fora-lhe entreguem pelo Papa Paulo XVI. Até então as mesmas encontravam-se em São Pedro e foram reconduzidas à Patras.

André focou conhecido como o primeiro missionário entre os apóstolos. Tendo ele encontrado-se com Jesus, ele dá testemunho junto a Pedro, seu irmão, do que acabara de ocorrer: “Encontramos o Senhor”, e então o conduz até o Mestre (Jo 1,44).

Neste dia festivo, amados irmãos e irmãs, elevemos uma prece fervorosa ao Senhor por toda a Igreja Missionária, a fim de que permaneça sempre fiel ao Cristo e tenha coragem de ir ao encontro de toda a humanidade e levar a Boa Nova da Salvação.

ORAÇÃO
Nós vos suplicamos, ó Deus onipotente, que o Apóstolo Santo André, pregador do Evangelho e pastor da vossa Igreja, não cesse no céu de interceder por nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

SANTO ANDRÉ APOSTOLO, ROGAI POR NÓS!

Padre Marcos Radaelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.