sexta-feira, 28 de agosto de 2009

RÁDIO VATICANA RECORDA OS 10 ANOS DE FALECIMENTO DE DOM HÉLDER CÂMARA

Ontem, dia 27 de agosto de 2009, o SITE da Rádio Vaticana (www.radiovaticana.org) recordou os 10 anos de falecimento do Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara. Além disso, se estivesse vivo, o arcebispo completaria 100 anos de vida neste dia.

De acordo com a Rádio Vaticana, a data seria lembrada com uma Missa na Catedral de Olinda, celebrada pelo Arcebispo de Aparecida e presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), Dom Raimundo Damasceno Assis.

Algumas das características marcantes de Dom Hélder, além de sua erudição e singular eloqüência, eram o amor pelos pobres, a defesa da vida e dos direitos humanos. A este respeito cita a Rádio Vaticana: “Numa das suas passagens por Portugal, D. Hélder da Câmara afirmou que “ninguém nasce para ser escravo ou mendigo”. No entanto, ao observar a realidade que o circundava, o antigo bispo de Olinda e Recife (Brasil) via que eles existiam e estavam bem perto do pastor”.

No dia 07 de julho de 1980, em sua primeira visita ao Brasil, o saudoso Papa João Paulo II reabilitou a imagem de Dom Helder, muitas vezes incompreendido por muitos, e o chamou de “irmão dos pobres e meu irmão”. Este abraço se repetiu em 1997, na última visita do pontífice ao país, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do rio de Janeiro, durante a procissão de entrada da Santa Missa celebrada pelo papa. Um grande gesto de reconhecimento de sua santidade, dedicação e vivência concreta dos valores do evangelho, que faziam de Dom Hélder um “pastor segundo o coração de Jesus”.

QUE DOM HÉLDER E TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS, PELA MISERICÓRDIA DE DEUS, DESCANSEM EM PAZ!

Padre Marcos Radaelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.