sexta-feira, 28 de agosto de 2009

MEMÓRIA DE SANTO AGOSTINHO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA



Caros leitores(as) deste blog:

Hoje, dia 28 de agosto, a Igreja faz memória de um grande santo,
AGOSTINHO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA.
Este grande homem nasceu por volta do ano 354, em Tagaste, na África. Sua juventude não foi perfeita, ao contrário, muito turbulenta ou perturbada, não apenas intelectualmente, mas moralmente também.
No entanto, fez uma profunda experiência de conversão à fé cristã. Segundo a tradição, Agostinho foi batizado por Santo Ambrósio, em Milão, no ano de 387. Já convertido, ele retornou para Tagaste, sua terra natal, e procurou ter uma vida de intensa ascese, muito diferente de sua vida anterior, testemunhando como Deus é capaz de transformar os corações e renovar a vida dos que o procuram sinceramente.
Mas sua trajetória não para por ai. Tamanha foi a mudança na vida de Agostinho, que ele foi chamado, por aclamação, a servir mais de perto a Igreja. Foi eleito bispo de Hipona.
Durante 34 anos, ele foi um verdadeiro pastor e exemplo para a porção do rebanho do Senhor que lhe fora confiado. Além disso, por sua dedicação e inteligência privilegiada, pôde oferecer ao seu povo uma sólida formação para aprofundar a fé em Jesus Cristo. São numerosos o seus sermões e demais escritos, muitos dos quais ainda se conservam e são constantemente publicados. Isso lhe permitiu combater com coragem os erros presentes em seu tempo, transmitindo com sabedoria a fé católica.
Santo Agostinho morreu por volta do ano 430.
Seu exemplo é ainda muito atual em nosso mundo moderno, pois muitas vidas já tiveram ou ainda necessitam passar por uma experiência profunda de conversão. O grande convite deste santo, é que voltemos o coração cada vez mais a Cristo e nos tornemos cada vez mais anunciadores da fé, comprometidos com a verdade, ajudando a construir um mundo melhor, de pessoas livres, felizes e conscientes de sua vocação à santidade, não obstante nossos pecados presentes.

ORAÇÃO
Renovai, ó Deus, na vossa Igreja aquele espírito com o qual cumulastes o bispo Santo Agostinho para que, repletos do mesmo espírito, só de vós tenhamos sede, fonte da verdadeira sabedoria, e só a vós busquemos, autor do amor eterno. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SANTO AGOSTINHO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA, ROGAI A DEUS POR NÓS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.