sábado, 29 de agosto de 2009

CATEQUISTAS VÃO EM ROMARIA À APARECIDA-SP

Amanhã, dia 30 de agosto de 2009, os catequistas do Estado de São Paulo (Regional Sul 1 da CNBB) e alguns convidados de outras regiões do país farão sua romaria para o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida SP.

A razão desta romaria é a celebração do ANO CATEQUÉTICO, no corrente ano. Existem muitos motivos para tal como os 50 anos do primeiro Ano Catequético, os 30 anos da publicação da Exortação Apostólica “Catechesi Tradentae” bem como da Conferência Episcopal Latino-Americana em Puebla.

Soma-se a isso a necessidade de reconhecer o valor ou importância da dedicação dos inúmeros catequistas, em suas comunidades e inseridos nas mais diversas realidades, ensinando a fé e mostrando o caminho do seguimento de Jesus aos que se preparam, principalmente, para receber os sacramentos da iniciação cristã.

A romaria de amanhã vem ser um significativo estímulo para que se coloque em prática o ainda recente DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE, publicado em 2005, bem como o DOCUMENTO DE APARECIDA (DA), fruto da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, realizada em 2007, na cidade de Aparecida, e inaugurada pessoalmente pelo Papa Bento XVI. Estes documentos, bem como outros já conhecidos pelos catequistas, são de indispensável importância para aumentar a consciência da dimensão catequética da própria missão da Igreja, que é evangelizar. Isso permitirá que os agentes catequistas conduzam mais eficazmente os catequizandos à um aprofundamento de sua fé e um encontro real com Jesus Cristo, a quem são chamados a seguir.

Este momento da romaria está já sendo preparado nas comunidades, sobretudo pelo estudo do texto base do ano catequético, intitulado “Catequese: caminho para o discipulado e a missão”. Este valioso subsídio precisa ser conhecido e “dissecado” nos grupos de catequistas, a fim de que, além de aprofundar a realidade catequética de que participam, estejam muito mais motivados para a celebração deste Ano Catequético. Para incrementar esta motivação, nossa diocese já recebeu a CHAMA CATEQUÉTICA, que esteve presente em várias de nossas comunidades paroquiais, que fervorosamente acolheram este sinal. Agora, nossos catequistas são convidados para este grande momento da romaria.

Amanhã, dia 30 de agosto, no Santuário Nacional, haverá uma missa transmitida ao vivo pela TV Aparecida, às 08h00 (oito da manhã), presidida por S. Ex. Revma. Dom Eugênio Adrian Rixen, bispo de Goiás-GO. Dom Eugênio é o bispo responsável pela Comissão para Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Depois da missa, os participantes deverão participar de diversas atividades durante o período da manhã.

Rezemos neste dia por todos os nossos catequistas que, unidos ao nosso bispo Dom Vilson, estarão reunidos em aparecida com bispos e catequistas de todo o Estado de São Paulo.
Padre Marcos Radaelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS OS COMENTÁRIOS ESTARÃO SUJEITOS A MODERAÇÃO. SOMENTE DEPOIS SERÃO OU NÃO PUBLICADOS.