quarta-feira, 30 de setembro de 2009

SÃO JERÔNIMO, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA

Irmãos(as):

Hoje, 30 de setembro de 2.009, a Igreja faz memória de um santo muito importante, cujo testemunho de amor à Palavra de Deus ainda é para os cristãos da atualidade válido e incentivador para um contato mais profundo e frutuoso com a mesma. Trata-se de SÃO JERÔNIMO, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA.

De acordo com a tradição, Jerônimo nasceu em Estridão (Daumácia). Não há certeza quanto à data de seu nascimento, que deve ter ocorrido por volta de 340. No entanto, foi em Roma que ele encontrou as bases para sua formação e maior contato com o cristianismo, recebendo nesta cidade o sacramento do Batismo.

Seu espírito cristão buscava viver a fé de forma mais intensa, o que o levou a adotar formas de ascese ou exercícios espirituais intensos. Seu envolvimento chegou a tanto que, indo ao Oriente, foi ordenado presbítero (padre). Passado este tempo no Oriente, regressou à Roma e assumiu a função de secretário pessoal do Papa Damaso.

Ainda neste período de estadia em Roma, Jerônimo iniciou o minucioso trabalho de revisão das traduções latinas da Bíblia (ou Sagrada Escritura). Além disso, foi um grande promotor da vida monástica.

Num período posterior, vemo-lo residindo em Belém. Nesta região, o santo presbítero não deixou de envolver-se ativamente com os problema ou necessidades da Igreja.

Jerônimo, como escritor, deixou numerosas obras, sobretudo ricos comentários à Sagrada Escritura, para a qual tinha um interesse notório. Ele tinha plena consciência do valor da Palavra de Deus para a vida cristã, seja em suas traduções fiéis, o que facilita às culturas um maior contato com a mesma, seja para os exercícios ascéticos, que eram constantes na vida do santo.

São Jerônimo, acredita-se, morreu por volta do ano 420, na cidade de Belém.

Neste dia, peçamos que São Jerônimo interceda por nós todos e por nossas comunidades, e nos ajude, com seu testemunho, a buscar sempre mais a Palavra de Deus e guardá-la no coração.

ORAÇÃO
Ó Deus, que destes ao presbítero São Jerônimo profundo amor pela Sagrada Escritura, concedei ao vosso povo alimentar-se cada vez mais da vossa palavra e nela encontrar a fonte da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

SÃO JERÔNIMO, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA, ROGAI POR NÓS!

Padre Marcos Radaelli

terça-feira, 29 de setembro de 2009

FESTA DOS ARCANJOS SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL

Amigos leitores:

Neste dia 29 de setembro a Igreja celebra a festa dos ARCANJOS SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL.

Miguel, nome hebraico que significa “Quem é como Deus?”, é lembrado duas vezes no livro de Daniel como protetor particular do povo eleito (Dn 10,13 e 12-1). A Carta de São Judas (v. 9) mostra-o em luta contra Satanás pelo corpo de Moisés. Também o Apocalipse (12,7) recorda o combate de Miguel e seus anjos contra o dragão. A liturgia dos mortos pede-lhe que acompanhe as almas. Muito venerado pelos judeus, cedo se tornou muito popular no culto cristão. O dia 29 de setembro é aniversário da dedicação de uma igreja a ele dedicada em Roma (séc. V). Gabriel, “força de Deus”, apresentou-se a Zacarias como “aquele que está diante de Deus” (Lc 1,19). Levar o anúncio de Deus é a tarefa que lhe reconhece Daniel (8,16; 9,21): de fato, anunciou o nascimento de João Batista e o de Jesus Cristo (Lc 1,5-22.26-38).
Rafael, “Deus curou”, comparece no livro de Tobias como acompanhante do jovem Tobias em sua viagem e como portador de salvação do velho pai cego. São Lucas mostra muitas vezes a intervenção dos anjos nas origens da Igreja, porque com a vinda de Cristo a humanidade entrou em nova era, era definitiva, em que Deus está próximo do homem e o céu está unido à terra. Os anjos vêm de Deus, “enviados a serviço, para vantagem daqueles que devem ser salvos” (Hb 1,14)
”.
(cf. Missal Cotidiano, p. 1752)

Nesta festividade, peçamos aos Santos Arcanjos que intercedam por nós e nos ajudem a sempre dar ouvidos à vontade de Deus e cumpri-la fielmente.

Um forte e fraterno abraço a todos!

Padre Marcos Radaelli

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

NOTA DE FALECIMENTO: PADRE JOSÉ VALDIR BARBOSA DE SOUZA (Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Cosmópolis - SP)

Caros leitores:

Com pesar, comunicamos o falecimento do Revmo. Padre José Valdir Barbosa de Souza, ocorrido ontem, 27 de setembro, em Campinas, por volta das 23h00.

Padre José Valdir era pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Cosmópolis – SP, e tinha 40 anos de idade. Nasceu no Estado do Paraná, no dia 17 de março de 1.969. Foi ordenado sacerdote no dia 07 de setembro de 1.997.

O Corpo estará sendo velado hoje, 28, a partir das 10h00, na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Cosmópolis – SP. Após missa de corpo presente, prevista para às 16h00, o corpo será trasladado para Londrina – PR, onde será sepultado amanhã.

Expressamos o sentimento de pesar à toda comunidade paroquial Nossa Senhora Aparecida e à toda família do Padre José Valdir.

DAI-LHE, SENHOR, O DESCANSO ETERNO!
E BRILHE PARA ELE A VOSSA LUZ!


Padre Marcos Radaelli

domingo, 27 de setembro de 2009

SÃO VICENTE DE PAULO (MEMÓRIA)

Amados leitores:

Hoje, 27 de setembro de 2.009, a Igreja comemora a memória de SÃO VICENTE DE PAULO, presbítero que nasceu em 1.582 e faleceu em 1.660.

Apesar de a memória ser omitida, por coincidir com o 26º Domingo do Tempo Comum, convém relembrar o exemplo deixado por tão grande e admirado santo, cuja biografia ainda incentiva, em diferentes partes do mundo, sua devoção e, sobretudo, as iniciativas caritativas aos mais pobres.

Vejamos o comentário sobre São Vicente, transcrito do Missal Cotidiano:

Vicente, nascido perto dos Pirineus, ordenou-se padre aos 19 anos para “fazer carreira”. As provações na vida e o influxo do Card. de Béllure e de São Francisco de Sales levaram “Monsieur Vicent” a voltar-se de corpo e alma a Cristo. Foi pároco de Clichy (perto de Paris), diretor de numerosas obras na capital, onde influiu até a corte. Criou grupos de senhoras e homens (mesmo nobres) a serviço dos pobres. Assegurou assistência aos prisioneiros, às crianças abandonadas, aos miseráveis. Tentou acabar coma mendicância dos ociosos, mandando-os ao trabalho. Levou socorro às regiões desoladas pela fome e guerras.

A caridade de São Vicente dilatou-se a ponto de atingir dimensões universais. Duas obras, sobretudo, são seus títulos de glória: o Zelo pelas “missões” no meio rural, fundando para isso os Padres da Missão (Lazaristas), dedicados também à formação do clero; fundou também as Filhas da Caridade, com a colaboração de Santa Luísa de Marillac, para atender às massas proletárias. Durante sessenta anos, a França viu esse homem infatigável, dotado de grande fineza de espírito, rico de piedade simples e profunda. Foi inspirador de muitíssimas obras que surgiram depois dele. Entre estas, por iniciativa de Frederico Ozanam (1.813-1.835), as Conferências de São Vicente de Paulo, através das quais especialmente jovens se põem a visitar e socorrer os pobres a domicílio
” (cf. Missal Cotidiano, p. 1.749).

ORAÇÃO
Ó Deus, que, para socorro dos pobres e formação do clero, enriquecestes o presbítero São Vicente de Paulo com as virtudes apostólicas, fazei-nos, animados pelo mesmo espírito, amar o que ele amou e praticar o que ensinou. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

SÃO VICENTE DE PAULO, ROGAI POR NÓS!

Padre Marcos Radaelli

sábado, 26 de setembro de 2009

SÃO COSME E SÃO DAMIÃO, MÁRTIRES (memória facultativa)

Caros leitores:

Neste dia 26 de setembro, a Igreja celebra a memória facultativa de SÃO COSME e SÃO DAMIÃO, ambos mártires do século III, início do século IV.

Estes santos são bastante populares em várias localidades, seja no Ocidente ou no Oriente. Não se sabe muito bem a data exata em que foram martirizados. Acredita-se que tenham sido médicos, ainda no período antigo da história da Igreja.

O reconhecimento destes santos aconteceu posteriormente, após a morte de ambos, sobretudo pela numerosa quantidade de curas atribuídas à intercessão destes mártires e verificadas sobre o túmulo de ambos.

Em Roma existe uma igreja a eles dedicada por Félix IV (525-530). Tal dedicação teria ocorrido num dia 26 de setembro, daí a data escolhida para a memória destes santos mártires antigos da Igreja.

ORAÇÃO
Ó Deus, a comemoração dos mártires Cosme e Damião proclame a vossa grandeza, pois na vossa admirável providência lhes destes a glória eterna e os fizestes nossos protetores. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

SANTOS COSME E DAMIÃO, ROGAI POR NÓS!

Padre Marcos Radaelli

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

PALAVRA DO PAPA: a verdadeira sabedoria!

Caros leitores(as):

Neste dia 25 de setembro, gostaria de recordar as palavras do Santo Padre, Papa Bento XVI, proferidas aos fiéis e peregrinos reunidos em Castel Gandolfo durante a Oração do Ângelus no último Domingo, 20 de setembro de 2.009.


Tomando a segunda leitura bíblica indicada para a missa do 25º Domingo do Tempo Comum, Ano B (Tg 3,16-4,3), o Papa apresentou aos fiéis uma belíssima e profunda reflexão sobre a verdadeira sabedoria e a necessidade de sempre torná-la presente em nossos dias.


Segue a transcrição do pronunciamento do Santo Padre. Vale a pena ler:


"Queridos irmãos e irmãs:
Hoje, por ocasião da acostumada reflexão dominical, baseio-me na passagem da Carta de Tiago, que a liturgia do dia apresenta (3, 16-4,3), para deter-me, em particular, em uma expressão que impressiona por sua beleza e sua atualidade.


Trata-se de uma descrição da verdadeira sabedoria, que o apóstolo contrapõe à falsa sabedoria. Esta última é terrena, natural e demoníaca, e se reconhece pelo fato de que provoca invejas, rivalidades e toda espécie de obras más (cf. 3, 16). Pelo contrário, “a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento” (3, 17). Uma lista das sete qualidades, segundo o uso da Bíblia, na qual se destaca a perfeição da autêntica sabedoria e os efeitos positivos que produz.

Como primeira e principal qualidade, apresentada quase como uma premissa das demais, Tiago cita a “pureza”, isto é, a santidade, o reflexo transparente, por assim dizer, de Deus no espírito humano. E, como Deus, de quem procede, a sabedoria não tem necessidade de impor-se pela força, pois tem o vigor invencível da verdade e do amor, que se afirma por si mesmo. Por este motivo, é pacífica, dócil, complacente; não é parcial e não recorre à mentira; é indulgente e generosa, e reconhecida pelos bons frutos que suscita em abundância.

Por que não parar de vez em quando para contemplar a beleza desta sabedoria? Por que não extrair do manancial incontaminado do amor de Deus a sabedoria do coração, que nos desintoxica das escórias da mentira e do egoísmo? Isto se aplica a todos, mas, em primeiro lugar, a quem está chamado a ser promotor e “tecelão” de paz nas comunidades religiosas e civis, nas relações sociais e políticas e nas relações internacionais.

Em nossos dias, talvez em parte por causa de certas dinâmicas próprias das sociedades de massa, constata-se com frequência uma falta de respeito pela verdade e pela palavra dada, junto a uma difundida tendência à agressividade, ao ódio e à vingança.

Tiago escreve: “O fruto da justiça é semeado na paz para aqueles que promovem a paz” (3, 18). Mas para fazer obras de paz é preciso ser homens de paz, colocando-se à escuta da “sabedoria que vem do alto”, para assimilar suas qualidades e produzir seus efeitos. Se cada um, em seu próprio ambiente, conseguisse rejeitar a mentira e a violência nas intenções, nas palavras e nas ações, cultivando com cuidado sentimentos de respeito, de compreensão e de estima pelos demais, talvez não resolveria todos os problemas da vida cotidiana, mas poderia enfrentá-los com mais serenidade e eficácia.

Queridos amigos: mais uma vez, a Sagrada Escritura nos levou a refletir sobre aspectos morais da existência humana, mas a partir de uma realidade que precede a própria moral, isto é, a verdadeira sabedoria. Peçamos a Deus, com confiança, a sabedoria do coração, por intercessão de quem acolheu em seu seio e gerou a Sabedoria encarnada, Jesus Cristo, nosso Senhor. Maria, sede de sabedoria, rogai por nós!"


BENEDICTUS PP. XVI

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

REUNIÃO GERAL DOS PRESBÍTEROS DA DIOCESE DE LIMEIRA ACONTECE HOJE (24/09/2.009)

Caros leitores(as):

Hoje, 24 de setembro de 2.009, em Araras – SP, na casa de retiros “Emaús”, acontece a REUNIÃO GERAL DOS PRESBÍTEROS DA DIOCESE DE LIMEIRA.

A reunião, prevista no calendário da diocese, acontece periodicamente e tem como objetivo discutir e, sobretudo, apresentar aos presbíteros questões relativas à vida e pastoral da Igreja de Limeira.

Devem participar do evento, além do bispo diocesano Dom Vilson Dias de Oliveira, todos os padres diocesanos e religiosos que exercem seu ministério nas 58 paróquias que compõem a Diocese de Limeira. Ao todo, são aproximadamente 80 pessoas.

O início da reunião está previsto para 8h30 e o término por volta das 12h00.

Neste dia, peçamos ao Senhor que ilumine nosso clero e os faça discernir com sabedoria os caminhos da ação evangelizadora da Igreja de Limeira, sobretudo nas comunidades onde estão presentes.

Padre Marcos Radaelli

PADRE RUGGERO RUVOLETTO É ASSASSINADO EM MANAUS: MAIS UMA VÍTIMA FATAL DA VIOLÊNCIA

Caros leitores:

A violência urbana faz mais uma vítima. No último sábado, 19 de setembro de 2.009, foi assassinado brutalmente o missionário Padre Ruggero Ruvoletto, 52, mais conhecido como “Padre Rogério”.

O crime aconteceu na zona norte de Manaus, no apartamento em que o religioso residia, anexo à casa paroquial.

Padre Ruggero era italiano e morava no Brasil desde 2.003. Trabalhou como missionário em Pernambuco e, atualmente, trabalhava há dois anos na zona norte de Manaus, sempre envolvido com diversos trabalhos pastorais e sociais, sobretudo em vista de melhorias do bairro.

Segundo informações, as polícias Civil e Militar estão investigando o crime a fim de identificar os seus responsáveis. A polícia conta com a ajuda de testemunhas, que viram os criminosos fugirem do local. Acredita-se que se trata de latrocínio seguido de homicídio.

O corpo do Padre Ruggero foi levado para a Itália, seu país de origem, onde será sepultado.

Rezemos pelo padre morto, por seus familiares e pela comunidade entristecida pela partida de seu pastor. Além disso, rezemos para que cessem as ondas de violência em todo o país, sobretudo em Manais, e para que o povo goze de paz e tenha mais dignidade nas condições de vida, envolvendo-se em todas as iniciativas contra tudo o que ameaça a população.

Padre Marcos Radaelli

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PAPA BENTO XVI ENVIA NOTA DE SOLIDARIEDADE À ARQUIDIOCESE DE MANAUS - AM PELO ASSASSINATO DO MISSIONÁRIO ITALIANO, PADRE RUGGERO RUVOLETTO

Caros leitores:

Segundo notícia publicada ontem, 22 de setembro, no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Santo Padre, Papa Bento XVI, enviou uma NOTA DE SOLIDARIEDADE à Arquidiocese de Manaus – AM. A razão da nota é o assassinato do italiano missionários no Brasil, Padre Ruggero Ruvoletto.

O sacerdote foi assassinado com um tido na cabeça em seu quarto, no último sábado, 19 de setembro.

As polícias Civil e Militar ainda estão investigando o caso a fim de identificar os responsáveis pelo crime.

Segue, na íntegra, a nota enviada no dia 21 de setembro à Arquidiocese de Manaus – AM e assinada, em nome do Santo Padre, pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone:

"Exmo. Revmo. Dom Luiz Soares Vieira

Arcebispo de Manaus

Sumo Pontífice deseja manifestar a Vossa Excelência Revma. e comunidade arquidiocesana sua profunda solidariedade pela trágica morte do Padre Ruggero Ruvoletto juntamente com sua condenação por mais este ato de violência vil e cruel contra pacíficos servidores do Evangelho, enquanto invoca repouso eterno para alma da vítima, o Santo Padre se une espiritualmente a todos na oração animando a confiarem no Pai Celeste que não os abandonará.

Suplicamos força do alto para que a esperança não esmoreça nesta hora de prova e faça prevalecer perdão e amor. O papa Bento XVI concede-lhes confortadora bênção apostólica.


Cardeal Tarcísio Bertone

Secretário Estado de Sua Santidade
"


Incluamos em nossas orações o Padre Ruggero, bem como seus familiares e a Arquidiocese de Manaus. Mas também, diante deste fato lamentável, incentivemos as iniciativas que, de modo legítimo, colaborem com a erradicação da violência em todo o país.


Padre Marcos Radaelli

BENTO XVI VISITA "OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO VATICANO", EM CASTEL GANDOLFO

Caros leitores:

No dia 17 de setembro do corrente ano, o Santo Padre, Papa Bento XVI visitou, em Castel Gandolfo (Vilas Pontifícias), a nova sede do “Observatório Astronômico Vaticano”.

Segundo o site “Católicanet”, estavam presente na visita do papa os jesuítas que ali trabalham e residem, os engenheiros que colaboraram na reestruturação do observatório e alguns funcionários do mesmo.

O Observatório Vaticano é um centro de pesquisas científicas bastante antigo, criado durante o pontificado de Gregório XIII. Já a visita dos papas ao local tornou-se uma tradição.

Na ocasião, o papa pôde conhecer uma coleção de meteoritos do observatório e observar algumas amostras dos mesmos em microscópios. Um destes meteoritos foi encontrado na Alemanha, na região da Baviera e, segundo acreditam, pode ser oriundo de Marte.

Por fim, o Santo Padre visitou também, além da residência dos jesuítas, uma biblioteca ali existente que conserva raridades, com por exemplo livros antigos de Copérnico, Kepler e Newton.

Padre Marcos Radaelli

terça-feira, 22 de setembro de 2009

PARÓQUIA SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS (LIMEIRA) INICIA NOVENA DA PADROEIRA

Caros leitores que acompanham este blog:

Hoje, 22 de setembro de 2.009, a Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, da cidade de Limeira, iniciará a novena preparatória à festa de sua padroeira.


A novena terá início todos os dias às 19h00 (sete horas da noite), com missa e oração à padroeira.


O ponto alto da novena será a celebração do dia 01 de outubro (memória de Sta. Terezinha). Neste dia deverá acontecer uma Missa na Igreja Matriz, presidida pelo bispo diocesano, Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, com a presença do pároco, Padre Arlindo A. De Gáspari e do Vigário, Padre Marcos Radaelli. A missa está prevista para às 19h30 (sete e meia da noite).


As lideranças da paróquia convidam a todos os que puderem participar deste momento importante da comunidade e, desde já, agradecem a todos que se fizerem presentes, sobretudo seus benfeitores.


A Igreja Matriz Santa Teresinha localiza-se na rua Capitão Flamínio Ferreira, nº 585, no centro de Limeira - SP. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3441-3491, no horário do expediente (13h00 - 18h30).


Padre Marcos Radaelli

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

DOM ODILO CARD. SCHERER, DD. ARCEBISPO METROPOLITANO DE SÃO PAULO, CELEBRA HOJE SEU ANIVERSÁRIO NATALÍCIO

Caros leitores:

Neste dia 21 de setembro de 2.009, dirigimos uma saudação especial à S. Eminência Reverendíssima, Dom Odilo Cardeal Scherer, DD. Arcebispo Metropolitano de São Paulo, que hoje celebra seu aniversário natalício.

Dom Odilo nasceu em Cerro Largo – RS, filho do casal Edwino Scherer e Francisca Wilma Steffens Scherer. Foi ordenado presbítero no dia 7 de dezembro de 1.976, em Quatro Pontes – PR, cidade pertencente à Diocese de Toledo – PR.

No dia 28 de novembro de 2.001 o Santo Padre, Papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia no dia 02 de fevereiro de 2.002, em Toledo – PR.

Com a ida de Dom Cláudio Humes para Roma, a fim de assumir a função de Prefeito da Congregação para o Clero, no dia 21 de março de 2.007 o Papa Bento XVI nomeou Dom Odilo Pedro Scherer como novo arcebispo de São Paulo. Tomou posse solenemente no dia 29 de abril e, em 24 de novembro do mesmo ano foi criado cardeal presbítero durante consistório realizado em Roma.

O lema episcopal de Dom Odilo é “In meam commemorationem”.

Neste dia em que o arcebispo metropolitano de São Paulo celebra o dom da vida (60 anos), elevemos nossas preces por ele, para que o Senhor o conserve sempre fiel à missão que lhe foi confiada, conduzindo com sabedoria e zelo o rebanho do Senhor na grande cidade capital do Estado.

PARABÉNS DOM ODILO!

Padre Marcos Radaelli

NOTA DE FALECIMENTO: SRA. HELENA CHIMINI (AVÓ DE DOM VILSON DIAS DE OLIVEIRA, DD BISPO DIOCESANO DE LIMEIRA)

Faleceu hoje, 21 de setembro de 2009, na cidade de Guairá – SP, a Senhora Helena Chimini, aos 102 anos de idade.

Dona Helena é avó de Dom Vilson Dias de Oliveira, Bispo Diocesano de Limeira.

O corpo está sendo velado em Guairá e será sepultado hoje, após missa de corpo presente, prevista para as 16h30.

Expresso a toda família enlutada o sentimento de pesar, de modo especial a Dom Vilson e, desde já, estejamos todos unidos em oração por Dona Helena, chamada à pátria celeste, a fim de que seja acolhida pelo Senhor e recompensada por todo bem que em vida realizou.

DAI-LHE, SENHOR, O DESCANSO ETERNO! E BRILHE PARA ELA A VOSSA LUZ!

Pe. Marcos Radaelli

SÃO MATEUS APÓSTOLO E EVANGELISTA (FESTA)

Caros leitores deste blog:

Neste dia 21 de setembro, a Igreja no mundo todo celebra a memória festiva de SÃO MATEUS, apóstolo e evangelista (séc. I).

Vejamos (abaixo) o comentário do Missal Cotidiano sobre este importante santo:

Mateus é na verdade aquele conhecedor da Escritura que compreendeu tudo o que diz respeito ao Reino de Deus, e ´é como o proprietário que tira do seu tesouro coisas novas e velhas´ (Mt 13,52). Era homem de certa cultura, arrecadador de impostos (publicano) em Cafarnaum; de formação helenística, parece ter adaptado à índole do grego o seu nome, Levi, de origem hebraica (Mc 2,14; Lc5,27). É de capital importância a tarefa executada por este discípulo de Jesus na transmissão do Evangelho. Após a ressurreição foram recolhidos alguns episódios da vida do Senhor, e organizados ´discursos` (coletânea de ditos do Senhor) em torno de algumas palavras-chave. Tais elementos do ´alegre` anúncio de Cristo podiam servir aos primeiros cristãos, como ´complemento` das Leituras do Antigo Testamento que ainda ouviam nas sinagogas. Mateus, com base também nessas primeiras redações, escreveu em aramaico uma ampla síntese de ´palacras`e ´gestos` de Jesus, pondo em relevo sua ´messianidade` e a posição dos cristãos, isto é, da Igreja, em face da lei e do culto da Antiga Aliança. O Evangelho de Mateus, tal qual o possuímos agora em grego, sofreu a influência dos escritos de Marcos e Lucas, conservando, porém, sua fisionomia específica. É o Evangelho do ´Reino de Deus`, do ´cumprimento` em Cristo da Antiga Aliança. É o Evangelho das Bem-aventuranças e do Sermão da Montanha, das parábolas do Reino e do juízo universal. É o Evangelho da ´Igreja`, fundada sobre a rocha que é Pedro, e do seu mistério. A liturgia sempre o utilizou, de modo particular. Nada sabemos, além disso, de historicamente certo a respeito do apostolado de Mateus, nem das circusntâncias de sua morte ou martírio” (cf. Missal Cotidiano, p. 1746).

ORAÇÃO
Ó Deus, que na vossa inesgotável misericórdia escolhestes o publicano Mateus para torná-lo Apóstolo, dai-nos, por sua oração e exemplo, a graça de vos seguir e permanecer sempre convosco. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

SÃO MATEUS, APÓSTOLO E EVANGELISTA, ROGAI POR NÓS!

Pe. Marcos Radaelli

domingo, 20 de setembro de 2009

SANTO ANDRÉ KIM TAEGÓN, presbítero, e PAULO CHÓNG HASANG, e seus COMPANHEIROS MÁRTIRES (memória)

Amados irmãos(as):

Hoje, 20 de setembro de 2009, a Igreja faz memória de SANTO ANDRÉ KIM TAEGÓN, presbítero, e PAULO CHÓNG HASANG, e seus COMPANHEIROS MÁRTIRES.

No entanto, por coincidir o 25º Domingos do Tempo Comum, dentro do calendário litúrgico, omite-se esta memória nas celebrações. Mesmo assim, convém recordar tão importantes e corajosas testemunhas da fé cristã e de empenho missionário:

No início do século XVII, pelo esforço de alguns leigos, penetrou pela primeira fez a fé cristã na Coréia. Uma comunidade bem firmada e fervorosa, mesmo sem pastores, foi conduzida e animada praticamente por leigos até o ano 1836, quando entraram clandestinamente na região os primeiros missionários, provenientes da França. Nas perseguições de 1839, 1846 e 1866, saíram dessa comunidade 103 santos mártires.

Entre eles sobressaem o primeiro presbítero e ardoroso pastor de almas André Kim Taegón, e o grande apóstolo leigo Paulo Chóng Hassang; os demais são, na maioria, leigos, homens e mulheres, casados ou não, velhos, jovens e crianças, que, tendo suportado os suplícios do martírio, consagraram com o precioso sangue os ricos primórdios da Igreja coreana
” (cf. Missal Cotidiano, p. 1745).

QUE OS SANTOS MÁRTIRES COREANOS ROGUEM A DEUS POR NÓS!

Padre Marcos Radaelli

sábado, 19 de setembro de 2009

PARA VÓS SOU BISPO, CONVOSCO, SOU CRISTÃO (Santo Agostinho)

Caros leitores(as):

Como vimos na primeira publicação deste dia 19 de setembro de 2009, hoje a Igreja faz memória de São Januário, bispo e mártir, um cristão exemplar e pastor fiel e zeloso por seu povo.


Para este dia, o ofício das leituras (Liturgia das Horas) apresenta um trecho dos Sermões de Santo Agostinho, bispo. Vale a pena ler, tamanha sua riqueza espiritual. Confira mais abaixo a transcrição do mesmo:


Desde que este encargo, do qual tenho de dar apertadas contas, me foi posto sobre os ombros, sempre me perturba a preocupação com esta dignidade. Que se há de temer neste cargo, a não ser que mais nos agrade aquilo que é arriscado para nossa honra do que aquilo que é frutuoso para vossa salvação? Aterroriza-me o que sou para vós; consola-me o que sou convosco. Pois para vós sou bispo; convosco, sou cristão. Aquele é nome do ofício recebido; este, da graça; aquele, do perigo; este, da salvação.

Enfim, somos sacudidos, como por mar encapelado, na tempestade das decisões a tomar; mas, recordando-vos daquele por cujo sangue fomos remidos, entramos no porto da tranqüila segurança deste pensamento; e trabalhando sozinhos neste ofício, descansamos no comum benefício. Se, portanto, mais me alegra ter sido remido convosco do que ser vosso prelado, então, como o Senhor ordenou, serei ainda mais vosso servo, para não me mostrar ingrato diante do preço pelo qual mereci ser vosso companheiro de serviço. Tenho de amar o Redentor e sei o que disse a Pedro: Pedro, tu me amas? Apascenta minhas ovelhas (Jo 21,17). E isto uma vez, duas vezes, três vezes. Questionava-se o amor e impunha-se o trabalho, porque onde é maior o amor, menor o trabalho.

Que retribuirei ao Senhor por tudo quanto me concedeu? (Sl 115,12). Se eu disser que retribuo por apascentar suas ovelhas, também isto faço, não eu, mas a graça de Deus comigo (1Cor 15,10). Onde então serei retribuidor, se em toda parte me antecipam? No entanto, porque amamos gratuitamente, porque pastoreamos as ovelhas, queremos a paga. Como se fará isto? Como podem combinar-se? Amo gratuitamente para apascentar, e: Peço a recompensa porque apascento? De modo nenhum! De modo nenhum pediria o pagamento daquele que é amado gratuitamente, a não ser porque o pagamento é aquele mesmo que é amado. Se retribuímos a quem nos remiu, apascentando suas ovelhas, que retribuição lhe daremos por nos ter tornado pastores? Pois maus pastores, livre-nos Deus, infelizmente o somos; bons, valha-nos Deus, só o podemos com a sua graça. Por isto também a vós, meus irmãos, prevenimos e rogamos a Deus que não recebais em vão a graça de Deus (2 Cor 6,1). Tornai frutuoso vosso ministério. Sois plantação de Deus (1 Cor 3,9). Recebei de fora quem planta e quem rega; por dentro, aquele que dá o incremento. Ajudai-nos, não só rezando, mas obedecendo; para que nos maravilhe não tanto estar à vossa frente quanto o vos ser útil
”.
(Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo – sermo 340,1:PL 38,1483-1484) – Séc V)


Diante deste belíssimo e espiritualmente rico e profundo texto de Santo Agostinho, na memória de Santo Agostinho, peçamos ao Senhor que nos ajude a sermos sempre mais fiéis ao seguí-lo e disponíveis ao serví-lo, na gratuidade do amor.


Que o Senhor Deus da vida derrame sobre todos sua bênção!


Padre Marcos Radaelli

SÃO JANUÁRIO, BISPO E MÁRTIR (memória facultativa)

Caros irmãos(as):

Hoje, 19 de setembro, a Igreja celebra a memória facultativa de SÃO JANUÁRIO, bispo e mártir.

São Januário pertence ao período antigo da História da Igreja. Não se sabe exatamente a data de seu nascimento e acredita-se que ele tenha falecido por volta do ano 305.

Em Nápolis, a Igreja celebra de modo especialmente extraordinário sua memória. É grande, nesta região, a veneração a este santo antigo, a quem tomaram como padroeiro.

De acordo com a tradição, São Januário manifestou seu testemunho e fidelidade a Cristo e sua Igreja através do martírio. Ele teria sido martirizado junto com mais seis pessoas perto de Nápolis, onde é fortemente venerado.

Na mesma localidade, todos os anos, a cidade testemunha um “milagre” que se repete: o sangue do mártir São Januário se liquefaz. Isso acontece principalmente quando há grande presença de fiéis, que ali acorrem para manifestar sua devoção ou admiração pelo testemunho de vida e fidelidade cristã deixadas pelo santo.

Neste dia, peçamos que São Januário rogue a Deus por nós e por toda Igreja, sobretudo quando a missão evangelizadora requer maior empenho e audácia dos cristãos frente aos desafios que a história lhes remete.


SÃO JANUÁRIO, BISPO E MÁRTIR, ROGAI A DEUS POR NÓS!

Padre Marcos Radaelli

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PAPA BENTO XVI ANUNCIA BEATIFICAÇÃO DE CINCO SERVOS DE DEUS

Caros leitores(as):

De acordo com o departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano, em notícia publicada no último dia 8 de setembro, terça-feira passada, o Santo Padre, Papa Bento XVI, aprovou a beatificação de cinco Servos de Deus.

Segundo a publicação, já existem datas marcadas para as celebrações, como se segue:


Eustachio (Joseph) Kugler, religioso da Ordem Hospitalar de São João de Deus. A cerimônia será no dia 4 de outubro, na Catedral de Ratisbona, na Alemanha.


Ciriaco Maria Sancha y Hervás, bispo e cardeal; fundador do Instituto das Religiosas da Caridade Sancha, a ser beatificado dia 18 de outubro, na Catedral de Toledo, na Espanha.


Carlo Gnocchi, sacerdote, fundador da Obra Pro Iuventute. A beatificação será em 25 de outubro, na Catedral de Milão, na Itália.


Zoltán Lajos Meszlényi, bispo e mártir, será elevado à honra dos altares sábado, 31 de outubro, na Catedral de Esztergom, na Hungria.


Maria Alfonsina Danil Ghattas (Maria Soultaneh), palestina, co-fundadora da Congregação das Irmãs Dominicanas do Santíssimo Rosário de Jerusalém, nascida em Jerusalém e falecida em Ain Karem, cuja cerimônia será em 22 de novembro, na Basílica da Anunciação, em Nazaré, Israel.”


Desde já estejamos todos unidos em oração nestes momentos de significativa importância para as comunidades ou institutos aos quais pertenciam os novos beatos, pedindo que o exemplo de pessoas tão autênticas na vida cristã seja estímulo para que busquemos sempre mais a Deus com o coração sincero.


Pe. Marcos Radaelli

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

SÃO ROBERTO BELARMINO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA

Caros irmãos(as):

Hoje, dia 17 de setembro, a Igreja lembra o exemplo de SÃO ROBERTO BELARMINO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA.

Roberto nasceu em Montepulciano (Toscana), na Itália, em 1.542. Atraído pela vida religiosa, ingressou na Companhia de Jesus (Jesuítas) da cidade de Roma. Nesta ordem religiosa, foi ordenado sacerdote. Dentre suas atividades, tem destaque seu empenho na defesa da fé católica, envolvendo-se em diversas disputas. Além disso, São Roberto fico conhecido como professor de Teologia do Colégio Romano.

Tempos depois, este homem de inteligência admirável foi criado cardeal da Igreja e bispo da cidade de Cápua. Neste novo posto, pode contribuir com seus dons e grande inteligência com as Congregações Romanas, principalmente na resolução de muitos problemas que eram apresentados ao santo homem. Veio a falecer na cidade de Roma, no ano de 1.621.

Que o testemunho de São Roberto Belarmino, bispo e doutor da Igreja, nos incentive a aprofundar o conhecimento da sã Doutrina Cristã Católica, a fim de que, tornando-a presente em nossas vidas, anunciemos fielmente o Cristo a nossos irmãos pelo testemunho coerente entre fé e vida.

ORAÇÃO
Ó Deus, que, para sustentar a fé católica da vossa Igreja, destes ao bispo São Roberto Belarmino ciência e força admirável, concedei, por sua intercessão, que o vosso povo se alegre de conserva-la sempre integralmente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

SÃO ROBERTO BELARMINO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA, ROGAI A DEUS POR NÓS!

Padre Marcos Radaelli

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

DIOCESE DE BRAGANÇA PAULISTA TEM NOVO BISPO: DOM SÉRGIO APARECIDO COLOMBO (Sicut qui Ministrat)

Caros irmãos:

Hoje, dia 16 de setembro de 2009, o Santo Padre, Papa Bento XVI, nomeou o novo bispo diocesano de Bragança Paulista - SP, Dom Sérgio Aparecido Colombo, 55.


Dom Sérgio, até entao bispo da diocese de Paranavaí -PR será sucessor de Dom José Maria Pinheiro, 71, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo Santo Padre, em conformidade com o Código de Direito Canônico, Cân. 401, §2.


Dom Sérgio foi ordenado sacerdote da Diocese de Limeira em 1980, por Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, CSSR (primeiro bispo de Limeira). Depois de vários anos com pároco em Iracemápolis-SP, o Santo Padre, Papa João Paulo II, o nomeou bispo auxiliar de São Carlos-SP, em 2001, sendo ordenado em janeiro de 2002. Em janeiro de 2004 tomou posse como bispo de Paranavaí-PR. Adotou como lema de seu episcopado "Sicut qui ministrat" (Como aquele que serve).


Desde já estejamos unidos a Dom Sérgio através de nossas orações, pedindo ao Senhor que o conserve sempre fiel nesta nova etapa de sua missão e de seu ministério episcopal.


Roguemos também por Dom José Maria, agora bispo emérito de Bragança Paulista, para que o Senhor o acompanhe e ilumine nesta nova fase de seu ministério junto ao Povo de Deus, e lhe ajude a continuar servindo alegremente a todos.


Padre Marcos Radaelli
Segue na íntegra texto publicado no site do Vaticano:
"RINUNCIA DEL VESCOVO DI BRAGANÇA PAULISTA (BRASILE) E NOMINA DEL SUCCESSORE
Il Santo Padre ha accettato la rinuncia al governo pastorale della diocesi di Bragança Paulista (Brasile), presentata da S.E. Mons. José Maria Pinheiro, in conformità al can. 401 § 2 del Codice di Diritto Canonico.
Il Papa ha nominato Vescovo di Bragança Paulista (Brasile) S.E. Mons. Sérgio Aparecido Colombo, finora Vescovo di Paranavaí.
S.E. Mons. Sérgio Aparecido Colombo
S.E. Mons. Sérgio Aparecido Colombo è nato a Cajobí (diocesi di Barretos), nello Stato di São Paulo, il 29 agosto 1954. Ha frequentato gli studi di filosofia a São Paulo (1974-1976) e quelli di teologia presso la Facoltà Teologica "Nossa Senhora da Assunção", nella medesima città (1977-1980).
E’ stato ordinato sacerdote il 6 agosto 1980 ed incardinato nel clero della diocesi di Limeira. Quindi, è stato Parroco della parrocchia di "Bom Jesus" (1980-1982) nella città di Leme, Parroco della parrocchia di "São Manoel" (1982-1988) nella medesima città e, dal 1988 in poi, Parroco della parrocchia di "Jesus Crucificado", nella città di Iracemápolis. Dal 1994 al 1996 è stato Direttore spirituale degli alunni del Seminario "São João Maria Vianney". Nella diocesi di Limeira ha svolto anche gli uffici di Vicario Episcopale (1983-1996), di Coordinatore diocesano della pastorale (1986-1990) e di Vicario Generale.
Il 10 ottobre 2001 è stato nominato Vescovo Titolare di Pudenziana e Ausiliare di São Carlos, ed ha ricevuto l’ordinazione episcopale il 6 gennaio successivo. Il 3 dicembre 2003 è stato nominato Vescovo di Paranavaí.
Nell’ambito della Conferenza Episcopale Brasiliana collabora con la Commissione sulla Liturgia" (Vatican.va, Bollettino quotidiano, 16.09.2009)

DIOCESE DE CRICIÚMA TEM NOVO BISPO DIOCESANO: DOM JACINTO INÁCIO FLACH

Caros amigos:

Hoje, dia 16 de setembro de 2009, o Santo Padre, Papa Bento XVI, nomeou o novo bispo diocesano de Criciúma, que estava vacante. Será Dom Jacinto Inácio Flach, até então bispo auxiliar de Porto Alegre.


O lema episcopal de Dom Jacinto é "Anuncio-vos a misericórdia do Senhor" e foi ordenado bispo em 2004, tendo sido nomeado pelo Santo Padreo, Papa João Paulo II.


Roguemos ao Senhor por Dom Jacinto, a fim de que permaneça sempre fiel à sua missão episcopal nesta nova etapa, junto à Diocese de Criciúma.


Pe. Marcos Radaelli


Segue, na íntegra, texto publicado hoje no site do Vaticano:


"NOMINA DEL VESCOVO DI CRICIÚMA (BRASILE)
Il Papa ha nominato Vescovo di Criciúma (Brasile) S.E. Mons. Jacinto Inácio Flach, finora Vescovo titolare di Gummi di Proconsolare ed Ausiliare di Porto Alegre.
S.E. Mons. Jacinto Inácio Flach
S.E. Mons. Jacinto Inácio Flach è nato il 26 febbraio 1952 nella città di Bom Princípio, diocesi di Montenegro. Ha compiuto gli studi di Filosofia nel Seminario di Viamão e quelli di Teologia presso la Pontificia Università Cattolica di Porto Alegre. Ha ottenuto poi la licenza in Psico-Pedagogia a Porto Alegre e la licenza in Teologia Spirituale presso il Pontificio Istituto di Spiritualità "Teresianum" a Roma.
Il 7 maggio 1988 ha ricevuto l’Ordinazione Sacerdotale e si è incardinato nell’arcidiocesi di Porto Alegre, nella quale ha svolto gli incarichi seguenti: Vicario parrocchiale, Direttore Spirituale del Seminario Maggiore di Viamão, Coordinatore della Pastorale Presbiterale arcidiocesana, Professore di Teologia e Direttore Spirituale di alcuni Collegi cattolici.
Il 12 novembre 2003 è stato nominato Vescovo Titolare di Gummi di Proconsolare ed Ausiliare di Porto Alegre e il 5 febbraio successivo ha ricevuto l’Ordinazione Episcopale. Come Vescovo Ausiliare era Vicario Episcopale del Vicariato "Guaíba" dell’arcidiocesi di Porto Alegre" (Vatican.va, Bollettino quotidiano, 16.09.2009)

SÃO CORNÉLIO, PAPA, E SÃO CIPRIANO, BISPO: MÁRTIRES

Irmãos e irmãs:

Neste dia 16 de setembro fazemos memória de dois grandes santos da Igreja: o Papa São Cornélio e o Bispo São Cipriano, ambos testemunhas fiéis de Cristo até o fim. Vejamos brevemente um pouco da história desses cristãos exemplares, que foram martirizados por viver autenticamente a fé:

Cornélio foi ordenado bispo da Igreja de Roma, no ano 251. teve de combater o cisma dos Novacianos e, com a ajuda de São Cipriano, conseguiu consolidar a sua autoridade. Foi desterrado pelo imperador Galo e morreu no exílio, perto de Civitavecchia, no ano de 253. o seu corpo foi trasladado para Roma e sepultado no cemitério de Calisto” (cf. Lit. das Horas, IV, p.1286).

Cipriano nasceu em Cartago cerca do ano 210, de uma família pagã. Tendo-se convertido à fé e, ordenado sacerdote, foi eleito bispo daquela cidade n o ano 249. Em tempos muitos difíceis, governou sabiamente, com suas obras e escritos, a Igreja que lhe foi confiada. Na perseguição de Valeriano, sofreu primeiramente o exílio, e depois o martírio no dia 14 de setembro do ano 258” (cf. Lit. das Horas, IV, p.1286).

Queridos leitores, neste dia, diante do testemunho de fidelidade à Cristo e à sua Igreja que nos deixaram estas duas figuras importante do cristianismo antigo, rezemos por todos os nossos pastores para que, incentivados por tão grandes exemplos, governem com sabedoria o rebanho do Senhor.

ORAÇÃO:
Ó Deus, que em são Cornélio e em São Cipriano destes ai vosso povo pastores dedicados e mártires invencíveis, fortificai, por suas preces, nossa fé e coragem, para que possamos trabalhar incansavelmente pela unidade da Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

São Cornélio e São Cipriano, rogai a Deus por nós!

Pe. Marcos Radaelli

terça-feira, 15 de setembro de 2009

DIOCESE DE LIMEIRA CELEBRA FESTA DA PADROEIRA, NOSSA SENHORA DAS DORES, E OS DOIS ANOS DE POSSE DE SEU BISPO DIOCESANO, DOM VILSON D. DE OLIVEIRA

Caros irmãos(as):

Hoje é um dia de festa para a Diocese de Limeira. Festa por dois motivos. O primeiro é que hoje a diocese celebra sua padroeira, Nossa Senhora das Dores e, o outro motivo, é o segundo aniversário de posse de Dom Vilson Dias de Oliveira como bispo diocesano.

Nossa Senhora das Dores é padroeira não apenas da cidade de Limeira, mas de toda a diocese, composta por 16 municípios subdivididos em 5 Regiões Pastorais: Norte (Analândia, Descalvado, Pirassununga e Porto Ferreira); Centro-Norte (Araras, Leme e Santa Cruz da Conceição); Leste (Artur Nogueira, Conchal, Cosmópolis e Engenheiro Coelho); Sul (Americana e Nova Odessa) e Centro (Cordeirópolis, Iracemápolis e Limeira, sede da diocese).

Atualmente a diocese conta com 57 paróquias, 4 quase-paróquias, 70 padres diocesanos, 4 padres em uso de ordem e não encardinados, 5 padres não residentes, 17 congregações religiosas, 54 seminaristas (Propedêutico, Filosofia e Teologia).

Sua criação, pela bula pontifíca “De Superna”, de Sua Santidade o Papa Paulo VI, deu-se no dia 29 de abril de 1.976, e sua instalação aconteceu no dia 25 de junho do mesmo ano, ocasião em que também foi ordenado e empossado seu primeiro bispo diocesano, Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, CSSR (in memorian), em solene liturgia presidida pelo Exmo. e Revmo. Sr. Dom Carmine Rocco, então Núncio Apostólico do Brasil, e com a presença de vários bispos, sacerdotes, diáconos, seminaristas e grande porção de fiéis.

A proclamação de Nossa Senhora das Dores como Padroeira Titular da diocese, no entanto, aconteceu somente no dia 13 de janeiro de 1987, através do Breve Pontifício “Virginem Mariam”, de S. Santidade, o Papa João Paulo II.

Dom Tarcísio permaneceu no governo pastoral da diocese até 1984, sendo sucedido por Dom Fernando Legal (1986 – 1989), depois Dom Ercílio Turco (1990 – 2002) e Dom Augusto Zini Filho (in memorian), que permaneceu de 2003 a 2006, sendo sucedido pelo atual bispo, Dom Vilson Dias de Oliveira (2007...).

Neste dia, a comunidade diocesana se reúne para celebrar toda sua história, mas também render a Deus, pela intercessão de sua padroeira, a devida ação de graças por todos esses anos de missão evangelizadora nesta porção do povo do Senhor.

A devoção às dores de Maria foi a princípio mais popular do que litúrgica, difundida particularmente pelos Servitas e os Passionistas (cf. 17 de fevereiro e 19 de outubro). Foi o Papa Pio VII que introduziu na liturgia a celebração das dores de Maria. A participação dolorosa da Mãe do Salvador em sua obra de salvação (Lc 2,33-35) é atestada na hora da cruz por João, que a recebeu por Mãe (Jo 19,25-27). Atualmente, esta Memória se concentra melhor sobre ela e sobre o sacrifício de Cristo que ela própria oferece com ele ao Pai” (cf. Missal Cotidiano, p. 1739).

Neste dia, deverá acontecer uma solene Eucaristia, na Catedral Diocesana (centro de Limeira), presidida por Dom Vilson e concelebrada pelos padres da diocese, com a presença dos fiéis desta porção do rebanho do Senhor. A Missa está prevista para as 10h00 desta terça-feira, dia 15 de setembro.

Rezemos por nossa Igreja Diocesana, por nosso Bispo, que hoje completa dois anos de governo pastoral, por todos os sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos(as) e por todo o povo fiel, sobretudo os engajados nas diversas comunidades, pastorais, movimentos e forças vivas desta igreja.

Que a Senhora das Dores, nossa padroeira, interceda junto a seu Filho Jesus por todos. Assim seja!

Padre Marcos Radaelli

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

FESTA DA PADROEIRA EM LIMEIRA - Nossa Senhora das Dores

Amanhã, dia 15 de setembro de 2.009, a cidade e a Diocese de Limeira celebram solenemente a festa de sua padroeira, Nossa Senhora das Dores.

O ponto alto das festividades deverá ser uma Santa Missa na Igreja Catedral (centro da cidade), às 10h00 (dez horas da manhã) e deverá ser presidida pelo bispo diocesano, Dom Vilson Dias de Oliveira, concelebrada pelo clero diocesano e com a presença de grande número de fiéis.


Na ocasião, a diocese também comemora o segundo ano de ministério episcopal de Dom Vilson junto a esta porção do rebanho do Senhor. Em 2007, na mesma data, D. Vilson tomou posse como 5º bispo diocesano.


A Catedral Diocesana de Limeira está localizada na Praça Dr. Luciano Esteves, s/n - centro.


ESTEJA PRESENTE NESTE MOMENTO IMPORTANTE DE CELEBRAÇÃO E COMUNHÃO DE TODA DIOCESE!


Pe. Marcos Radaelli

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Amados irmãos(as):

Hoje celebramos a festa da EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ, um grande sinal para cristãos do mundo inteiro.

Na tradição das Igrejas Orientais a data é celebrada como solenidade, associada à própria solenidade da Páscoa, que ocupa lugar central no calendário litúrgico.

De acordo com a tradição, em Jerusalém, no Gólgota, e no Sepulcro de Cristo Ressuscitado, foram construídas duas basílicas por ordem do imperador Constantino. No dia 13 de setembro de 335 essas basílicas teriam sido dedicadas e, no dia seguinte, era explicado o significado das mesmas “mostrando o que restava do lenho da Cruz do Salvador”.

Esta é a origem da celebração da Exaltação da Santa Cruz, Mais tarde também presente em Roma no século VII. Posteriormente acrescentou-se a “lembrança da vitória de Heráclito sobre os persas (630), dos quais o imperador arrebatou as relíquias da Cruz, que foram solenemente levadas à Jerusalém” (cf. Missal Cotidiano, p.1.735). A partir deste evento a Igreja passou a celebrar o triunfo da cruz.

Passou a ser costume nas Igrejas que se mantivessem uma cruz próxima ao altar quando o Sacrifício Eucarístico é celebrado. O gesto lembra a serpente de bronze que Deus mandou Moisés elevar no deserto para curar os que haviam sido picados. Estes hebreus deveriam olhar para aquela imagem para alcançar a cura. O Evangelista João, no seu relato da Paixão do Senhor, utiliza de um simbolismo semelhante ao referir-se ao Crucificado (Jo 19,37): “olharão para aquele que transpassaram”.

O simbolismo da cruz, no decorrer dos séculos, esteve presente em vários momentos da vida eclesial, nas famílias, nas manifestações sociais ou privadas. Atualmente nem sempre este tão importante símbolo está presente por diferentes motivos: ideologias, intolerância religiosa, dentre outros. Outras vezes até se faz presente, mas de modo a atender a interesses de pessoas ou por modismo (sem conhecimento de seu sentido profundo). São posturas lamentáveis diante de tão grande sinal, como também é lamentável e inadmissível que esferas de poder dentro da sociedade tentem banir os crucifixos de todos os ambientes (repartições) públicos, como tem acontecido ultimamente no Brasil. Certamente, quem toma uma postura dessa natureza desconhece o significado da Cruz e revela injusta intolerância com algo tão presente na história do país e de sua religiosidade. Algo tão querido assim pelo povo não pode ser-lhe arrancado, em hipótese alguma, por qualquer autoridade ou pela ideologia de uns poucos.

A cruz é sinal do amor de Deus. Não um deus que gosta de sofrer, mas que, por amor de nós, foi capaz de suportar extremo sofrimento para que fossemos salvos. É sinal de salvação. Nosso Deus é um Deus vivo que venceu a morte. Não podemos, como muitos pretendem, retirar a imagem do Senhor Jesus Cristo da cruz sob pretexto de que Ele é o Senhor Ressuscitado. De fato Ele é o Ressuscitado, porém, antes disso, passou pela Paixão e Morte para nos salvar, e isso não foi um gesto qualquer. Querer separar a Ressurreição da Paixão e Morte é ter medo de seguir o Cristo em todos os momentos de sua caminhada, como muitos desistiram pelo caminho quando subia para Jerusalém. Estes preferiam já o Cristo Glorioso, mas não se comprometiam com Ele. O Ressuscitado é o Crucificado. O Crucificado é o Ressuscitado. Ter a imagem do Cristo pregado na cruz permite-nos contemplar o mistérios da Salvação de toda humanidade em sua integralidade. É importante que não nos apeguemos a interpretações parciais ou unilaterais daquilo que, por excelência, celebramos no Sacrifício Eucarístico, quando se faz memória da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Esta memória não significa apenas lembrança vaga do passado, mas torna presente, de modo incruento, o mesmo sacrifício do Senhor.

Talvez, os que não aceitam a imagem de Jesus na Cruz, não a aceitam por não querer olhar para os crucificados deste mundo, pelos quais o Senhor morreu e ressuscitou. Não podemos ignorá-los, pois eles existem e estão por todo lugar: os pobres e miseráveis, os doentes, os idosos rejeitados, as crianças abandonadas com submetidas a um sistema educacional deficiente, os doentes que penam por uma assistência ou tratamento digno de sua saúde, os desempregados que se desesperam por não conseguir dar o sustento às suas famílias, os explorados, os viciados em drogas, os jovens que não contam com políticas públicas sérias e capazes de oferecer-lhes oportunidades de realização de sua vocação, as mulheres marginalizadas e muitas vezes jogadas à humilhação da prostituição, as vítimas da violência urbana muitas vezes causada por aqueles que tem o dever de manter a ordem, e muitos outros. São frutos, situações e/ou estruturas de pecado. O Senhor passou pela Cruz e Ressurreição para deles nos salvar, mas parece que muitas vezes as pessoas ignoram o fato. Talvez por ser mais fácil olhar só para a cruz sem o Cristo, pois contemplá-lo no rosto dos pequeninos e sofredores, com os quais Ele mesmo se identificou, é muito mais difícil. Mas é preciso recordar que foi por eles que o Senhor se entregou e aceitou morrer na cruz. E esta nos ajuda a não esquecer o que o Ele fez por nós, nem esquecer aqueles pelos quais fez o que fez. Não tenhamos medo de nos entregar àquele que tudo fez por nós.

Que a celebração da EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ renove em nossos corações o compromisso com o Senhor, sobretudo na pessoa dos que mais sofrem e são desconsiderados por uma sociedade que, cada vez mais, rechaça este grande sinal do amor de Deus.

ORAÇÃO:

Ó Deus, que para salvar a todos dispusestes que o vosso Filho morresse na Cruz, a nós que conhecemos na terra este mistério, dai-nos acolher no céu os frutos da redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Padre Marcos Radaelli